O Programa UCPel Mais Saudável realizou, na sexta-feira (27) e nesta segunda-feira (30) atividades alusivas aos três anos de combate ao tabagismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Direcionadas à comunidade acadêmica, a missa e as panfletagens, realizadas no Campus I e no Campus Dr. Franklin Olivé Leite, também lembraram o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.
Durante a missa celebrada na Capela Central, o chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, comentou a importância que o ser humano deve dar à preservação do corpo e deu um recado aos ouvintes: “Não destrua a vida através do cigarro. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são a fonte da vida, também querem que a vida seja preservada”.
Panfletagem
Na tarde do dia 27, o Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal (HE/FAU/UFPel) e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) realizaram ação de conscientização sobre os malefícios causados pelo cigarro, no saguão do Campus I da UCPel.
Como demonstração, o pulmão de uma pessoa que fumou por 40 anos dois maços de cigarro por dia e que morreu por causa de câncer de pulmão esteve exposto. Algumas das 4.700 substâncias existentes no cigarro, como amônia, acetona, naftalina e cádmio, foram mostradas. Além disso, houve entrega de folhetos explicativos sobre o combate ao tabagismo.
Nesta segunda-feira (30), ocorreu panfletagem com material informativo antitabagismo no Campus Dr. Franklin Olivé Leite.
Outra ação realizada pelo Programa Antitabagismo UCPel Mais Saudável em parceria com a ONG Sociedade de Homeopatia Ação Pelo Semelhante é uma coleta de assinaturas e números de CPF, manifestando apoio à Portaria 971 do Ministério da Saúde, que garante à população acesso a homeopatia, acupuntura, fitoterapia, por meio da implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). As assinaturas são colhidas durante as atividades do Programa.
Fonte: ucpel.tche.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.