No ano em que se comemoram os 150 anos de nascimento do escritor João Simões Lopes Neto, a Casa de Teatro de Porto Alegre recebe duas apresentações de um espetáculo infanto-juvenil baseado em sua obra. Historietas tem sessões no dias 22 e 29 de novembro, às 16h.
O espetáculo propõe ao espectador um mergulho no universo fantástico e pampeano de Simões Lopes Neto por meio de uma encenação onde o jogo teatral assume seu estado mais puro. Nesta engenharia lúdica de crianças e adolescentes, um personagem narrador aparece personificado na figura de um velho capataz de Estância. Tal qual um Blau Nunes e um Romualdo – personagens da obra de Simões – ele conta ao público lembranças de um tempo que não retorna mais.
Dentre estas lembranças estão Mayo e Janaina: dois irmãos adolescentes que em férias vão visitar a Estância da sua família, localizada no interior do Estado. Acompanhados de sua amiga Rita, eles partem em uma jornada atrás do capataz da propriedade, Seu Juca, alvo de causos e histórias incríveis por parte dos outros moradores do local e conhecedor da lida campeira e dos segredos que envolvem essas e outras historietas do pampa.
O QUE: Temporada de Historietas
QUANDO: Dias 22 e 29 de novembro, às 16h
ONDE: Casa de Teatro de Porto Alegre (Rua Garibaldi, 853)
INGRESSO: R$ 40 com meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes. Mais informações www.entreatosdivulga.com
A direção geral e produção do espetáculo é de Rodrigo Marquez que também está no elenco juntamente com Alexandre Borin, Júlia Lucas e Mariana Rosa.
FICHA TÉCNICA
Direção: Rodrigo Marquez
Assistência de Direção: Danu Zaghetto
Assistência de Direção com Formas animadas: Paulo Fontes e Eduardo Rocha (Cia.Gente Falante)
Figurinos: Alexandre Grivicich
Elenco: Alexandre Borin, Julia Kieling, Mariana Rosa e Rodrigo Marquez
Cenografia: Anderson Balheiro
Trilha Sonora Original: Marcão Acosta
Direção de Produção e divulgação:Rodrigo Marquez
Assistência de Produção e divulgação: Lizandra Bulgaro
Produção Geral: Palco Aberto Produtora
Realização: Coletivo Artístico Palco Aberto
Fonte: Fernanda Calegaro
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.