O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) realizou, na quinta-feira (3), a abertura de duas novas exposições: Vestígios – Harly Couto, com curadoria de Caroline Bonilha e Úrsula Rosa da Silva e Gotuzzo: uma coleção para além da pintura, com curadoria de Nóris Leal.
Na abertura, a curadora da Exposição Vestígios, professora Úrsula Rosa da Silva salientou que a exposição é uma homenagem à artista Harly Couto. “Esta exposição junta afetos, memórias, pessoas e sentimentos. Conta a história da artista”, disse.
A professora Nóris Leal, curadora da exposição Gotuzzo – Uma coleção para além da pintura, contou como o desafio de preparar uma exposição sobre Gotuzzo ocorreu. “Os objetos expostos aqui nos mostram o modo de vida de uma pessoa inserida em sua época. Assim podemos acompanhar a vida do patrono do Malg”, disse.
Representando o reitor Mauro Del Pino, coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural da PREC, Francisca Michelon, parabenizou as duas equipes pela qualidade das exposições e falou sobre a importância do Museu. “Poucas cidades e poucas universidades têm um espaço com a qualidade do Malg”, finalizou.
Vestígios
A mostra Vestígios reúne várias obras da artista Harly Couto que não expõe seus trabalhos há 15 anos. A exposição reúne obras de diferentes fases da artista com produções da década de 80 até a atualidade.
Gotuzzo – Uma coleção para além da pintura
A mostra expõe fotografias, mobiliários, correspondências, objetos de uso pessoal e domésticos, utensílios de pintura, desenhos e quadros de Leopoldo Gotuzzo, mostrando a vida do pintor desde jovem artista, os estudos, as relações familiares, amigos, início da carreira, sua relação com Pelotas e a Escola de Belas Artes e o artista consagrado.
Serviço
As exposições estão abertas para visita até o dia 17 de janeiro de 2016. O horário de visitação do Museu é de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Fonte: Comunicação UFPel