Livro será lançado no dia 19 de dezembro na Palavraria.
O livro Histórias de Viamão – Histórias do Rio Grande (156 páginas), do viamonense Vítor Ortiz, apresenta uma síntese do conturbado contexto político da Velha República na antiga capital gaúcha.
A obra procura investigar os reflexos causados em Viamão pela Revolução Federalista (1893) e o Levante Maragato (1923), as duas guerras civis que abalaram o Rio Grande entre a Proclamação da República (1889) e a Revolução de 1930. As histórias narradas são protagonizadas por quatro personagens reais: os coronéis pica-paus Marcos de Andrade e Acrysio Prates; o caudilho maragato Chico Marinho e o estancieiro Serapião José Goulart, antigo proprietário da Fazenda Boa Vista.
Editado pela Libretos, o livro foi integralmente patrocinado por um sistema de apoio e venda antecipada chamado crowdfunding. Ao todo foram impressos 2.000 exemplares, dos quais 1.200 foram vendidos antecipadamente.
Após os lançamentos em Viamão e no Rio de Janeiro, na Lapa, o livro será lançado em Porto Alegre, na Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165- Bom Fim), dia 19 de dezembro (sábado), às 11h.
Vítor Ortiz – Dedicou vinte e um anos para a gestão cultural no setor público, onde exerceu diversos cargos: foi secretário de Cultura de Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão; diretor da Funarte, no Rio de Janeiro, e secretário-executivo do Ministério da Cultura, em Brasília. Em 2013, em Porto Alegre, reassumiu sua função como servidor de carreira da Prefeitura no Arquivo Histórico Moysés Vellinho e retornou à UFRGS para concluir sua graduação em História.
Lançamento de Histórias de Viamão – Histórias do Rio Grande (Libretos, 156 páginas), de Vítor Ortiz
19/12 – 11h – Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim)
Fonte: Simone Lersch – Maestra Comunicação e Cultura
Assessora de Comunicação
Faça um comentário