Pelotas recebe Centro Cultural afro-brasileiro “Marrabenta”


O espaço define-se como um ponto de convergência, resistência, formação e luta das causas do movimento negro.

Centro Cultural MarrabentaO dia 21 de março (Dia Internacional de Combate ao Racismo) foi escolhido para inaugurar o Centro como dia de Cultural Brasil-Moçambique (conexão Pelotas-Maputo) ‘Marrabenta’. A casa carrega em seu nome a expressão de uma arte popular do folclore milenar de matriz banto, desenvolvido em especial no sul de Moçambique, terra dos Machanganas, na província de Maputo.

O objetivo do espaço propõe-se como um espaço representativo das culturas e tradições africanas radicadas no Brasil (em especial no tocante às do sul do Brasil) em intersecção com a ontologia africana, oriunda do berço da humanidade, o continente africano (em cotejo com a cultura ancestral dos povos Banto, Zulu, Xhosa, etc). Com efeito, esse projeto foi idealizado pela Frente Negra Pelotense e pelo Coletivo Horto do Capiroto. Isso em uma aliança institucional mais saliente com Moçambique e com o Ministério da Cultura do país, que se mostrou afável em fortificar o projeto.

A inauguração do espaço contará com a presença de diversas lideranças dos movimentos negros a nível local, nacional e internacional. Será oferecido um banquete de frutas e sucos naturais, a guisa das tradicionais confraternizações afrocêntricas. Ocorrerão apresentações artísticas musicais (de artistas representativos locais e internacionais) e uma vídeo-conferência de apresentação, com os organizadores de Moçambique que estão a caminho do Brasil.

A inauguração é aberta ao público e acontecerá na próxima segunda- feira, 21 de março, na Rua Coronel Alberto Rosa 302, a partir das 16h (Antigo Diabluras).

O QUÊ: Inauguração Centro Cultural Marrabenta
QUANDO: 21 de Março (segunda-feira), a partir das 16h com programação até a noite.
ONDE: Alberto Rosa, 302 (antigo Diabluras)

856959_1570494829943855_7965443769321964977_o

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*