Porto Alegre recebe o artista alemão Henning Wagenbreth na Parada Gráfica de 2016


Parada Gráfica tem nova edição no Museu do Trabalho com a presença do artista alemão Henning Wagenbreth. A feira do Museu do Trabalho terá 113 bancas com obras de 400 artistas gráficos do Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, Venezuela e Colômbia.

Em 2016 o evento acontece nos dias 05, 06 e 07 de agosto (sexta, sábado e domingo), na Galeria Península e no Museu do Trabalho. Destaque para a presença do renomado artista gráfico alemão Henning Wagenbreth, que faz a abertura oficial do evento no dia cinco de agosto (sexta), às 19h, na Galeria Península (Rua dos Andradas, 351).

Reconhecido evento realizado anualmente pelo Museu do Trabalho, a Parada Gráfica integra um movimento nacional de feiras de publicações e peças gráficas independentes como zines, revistas, livros, gravuras. Em Porto Alegre, há quatro anos recebe artistas nacionais e internacionais e a cada ano cresce o interesse e frequência do público.

Kosmostage_Plakat_300dpiO artista de Berlim é um dos mais renomados do mundo na área, trabalha como ilustrador e designer gráfico. Henning cria suas próprias fontes e entende as técnicas de impressão manuais e industriais como parte importante do seu processo de trabalho criativo. Ele ilustra e cria livros, cartazes, jornais e revistas, em tamanhos diversos que vão desde selos a cartazes gigantes. O artista também gosta de trabalhar com filmes de animação, teatro e música, além de dar aulas no curso de ilustração da Universidade de Artes (UDK) de Berlim.

A Parada Gráfica de 2016 conta com 113 bancas que disponibilizarão ao público obras de cerca de 400 artistas gráficos de vários estados brasileiros e países sul-americanos. Em sua 4ª edição, a feira é uma das principais do circuito brasileiro do gênero, junto da Feira Plana e Tijuana, ambas de São Paulo, e a Pão de Forma, do Rio de Janeiro. Esse ano um terço das bancas são de artistas e editoras vindas de fora do Estado: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Argentina, Peru, Uruguai, Venezuela e Colômbia.

Na Parada Gráfica também rolam mesas de conversas, oficinas de gravuras, quadrinhos e demais manifestações das artes gráficas, além da exposição de artistas convidados. As inscrições são gratuitas e a feira é aberta a artistas nacionais e internacionais, e também ao público em geral. A primeira edição da Parada aconteceu em novembro de 2013, com a participação de 25 expositores e um público estimado em 500 pessoas. Já a segunda edição, em julho de 2014, contou com a participação de 49 expositores de várias partes do país, recebeu a visita de cerca de 2 mil pessoas. A terceira edição, realizada em 2015, teve a participação de 117 expositores.

Jazzfest_2010Mais sobre Henning Wagenbreth:
Desde 1990 tem participado em exposições coletivas e realizado outras individuais no mundo todo. Suas exposições mais recentes foram “Alles Siebdruck! All screen print!” na Galeria Re:Surgo em Berlim, Alemanha (Fevereiro 2016) e “Nachtzug Gare du Nord” na galerie arts factory em Paris, França (Abril 2016). Em Junho 2016 participou da “Illustratie Biënalle” (Bienal de ilustração) em Haarlem, Países Baixos.

Site do artista: http://www.wagenbreth.de

Parada Gráfica
Abertura dia 05 com Henning Wagenbreth
Na Galeria Península – Rua dos Andradas, 351. Centro Histórico
Dias 6 e 7 de agosto, das 14h às 19h no Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230 – Porto Alegre – RS / Fone: (51) 3227 5196

Realização: Museu do Trabalho
Mais informações: (51) 3227 5196 / www.museudotrabalho.org
Links: www.flickr.com/photos/museudotrabalho

Confira a programação completa:

Exposição do artista gráfico berlinense Henning Wagenbreth
Abertura: cinco de agosto, às 19h, na Galeria Península (Rua dos Andradas, 351)
Visitação até 13 de agosto, de terça a sábado, das 14h30 às 18h30
No mesmo dia e local, haverá um bate-papo com Henning Wagenbreth, às 18h30, com mediação do artista gráfico paulistano Orlando Pedroso.

Ponta-seca com Wilson Cavalcanti
Dia 06 de agosto (sábado), das 14h30 às 17h30, nas oficinas de gravura.
Mais conhecido como Cava, o artista pelotense é gravador da gema, leciona no Atelier Livre, e vai estar na Parada ensinando os macetes da ponta-seca em matriz de plástico. Cada participante fará duas cópias a partir de uma matriz

Festa da Parada Gráfica – com a banda Trabalhos Espaciais Manuais
Dia 06 de agosto, sábado, às 23h no Espaço 512 (Rua João Alfredo, 512)
Trabalhos Espaciais Manuais é um coletivo instrumental que pesquisa a música popular brasileira. Com dez integrantes, o baile-show dessa banda-família acontece em bares, casas de shows, teatros, festivais e ruas desde 2013.

Impressão de Gravuras
Dias 6 e 7 de agosto, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30
Durante a Parada Gráfica, Marcelo Lunardi, Paulo Chimendes, Xadalu e Henrique Pasqual vão fazer impressões de gravura em metal, litografia, serigrafia e xilogravura nas oficinas do Museu. As gravuras de vários artistas também estarão a venda.

Programa infantil:

Venha desenhar com a YOYO!
A equipe da revista infantil Yoyo virá de São Paulo e convida a criançada para desenhar, colorir e fazer colagens. A experiência é para crianças de até 08 anos.
Dias 06 e 07 de agosto, das 13h30 às 20h na banca da revista Yoyo
A YOYO, publicada desde 2013, é uma revista inteligente e divertida para meninos e meninas de quatro a sete anos curtirem com seus pais.

Ficha técnica:

Seleção: Museu do Trabalho
Cartaz oficial Parada Gráfica 2016: Rafael Sica
Impressor cartaz oficial: Xadalu
Design: Fabio Zimbres
Autor do logo da Parada Gráfica: Nik Neves
Marcenaria: Julio Zanotta
Elétrica: Paulo Pereira
Técnico de luz e som: Charles Benevenuto
Atendente: Manoela Rodrigues
Assistente geral: Anne Fahlke
Produção: Museu do Trabalho

Apoio:
Goethe-Institut Porto Alegre
Galeria Península
Serigrafia Gaúcha
Atelier Serigráfico
Espaço Cultural 512
Odessa de Isaac Babel
Ossip
Atelier de Massas
Tango Sabores de Uruguay
Mamma Julia
Café Cartum
Restaurante Cotiporã
BD Divulgação

Fonte: Bebê Baumgarten/ Ana Karla Severo/ BD Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*