A partir desta quinta-feira o Cine UFPel apresenta em parceria com o SESC, a Mostra SESC de Cinema em Pelotas. As exibições são todas gratuitas e abertas para a comunidade e acontecem nos dias 07, 08 e 09 de Dezembro no Cine UFPel.
Criada com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, a Mostra Sesc de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país.
Dentre os 957 filmes habilitados para o concurso do SESC, 34 foram premiados e fazem parte da seleção da Mostra. O Cine UFPel apresenta 12 destes trabalhos, entre longas e curta-metragens, em sessões inéditas nesta semana.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 07/12 às 19h
> Curta: Banho de Cavalo
Dir.:Michele Saraiva e Francis Madson
(Rondônia, Ficção, 2016, 6min)
Sinopse: Curta atmosférico e experimental composto apenas de imagens e trilha sonora.
> Longa: Catadores de História
Dir.: Tania Quaresma
(Distrito Federal, Documentário, 2016, 1h16)
Sinopse: O filme mostra o cotidiano de Catadoras e Catadores de materiais recicláveis, que tiram seu sustento do que a sociedade descarta e chama de “lixo”. Partindo do “lixão da estrutural”, maior “lixão a céu aberto da América Latina”, que fica em Brasília, a 18 quilômetros do Palácio do Planalto, o documentário desvenda a multifacetada realidade dessas (es) profissionais que, apesar das condições sub-humanas de trabalho, conseguem dar exemplo de união, dignidade, solidariedade e cidadania. Filmado principalmente em Brasília, o longa-metragem traz também imagens de outras regiões do Brasil, compondo um painel que ajuda a entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, editado em 2011.
Classificação: Livre
Sexta- feira, 08/12 às 19h
> Curta: Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor
Dir.: Henrique Arruda
(Rio Grande do Norte, Ficção, 2016, 16min)
Sinopse: Greg e Alessandro estão no quarto, se olhando. O sentimento de culpa e nostalgia daquele momento até pode marcar para sempre a vida dos dois, mas é apenas uma passagem para permitir que o amor caminhe livremente entre eles.
> Longa: Em 97 Era Assim
Dir.: Zeca Brito
(Rio Grande do Sul, Ficção, 2016, 1h30)
Sinopse: Quatro garotos de 15 anos só pensam em uma coisa: perder a virgindade. Sem dinheiro para contratarem uma prostituta, os meninos fazem tudo para conseguirem economizar uma grana, enquanto encaram os compromissos do colégio e as tensões da adolescência. Mas, nessa jornada, o que eles realmente vão descobrir é o valor da verdadeira amizade.
Classificação: 14 anos
Sábado, 09/12 às 18:30
Seleção de Curtas:
ESTADO ITINERANTE (Livre)
Dir.: Ana Carolina Soares
(Minas Gerais, Ficção, 2015, 25min)
PARQUE PESADELO (Livre)
Dir.: Aly Muritiba, Francisco Gusso e Pedro Giongo
(Paraná, Animação, 2015, 13min)
O CHÁ DO GENERAL (Livre)
Dir.: Bob Yang
(São Paulo, Ficção, 2016, 22min)
PEDAÇOS DE PÁSSAROS (Livre)
Dir.: Andrei Miralha e Marcílio Costa
(Pará, Animação, 2015, 13min)
SOLON (Livre)
Dir.: Clarissa Campolina
(Minas Gerais, Ficção, 2016, 16min)
O ESTACIONAMENTO (12 anos)
Dir.: William Biagioli
(Paraná, Ficção, 2016, 16min)
ENZO (16 anos)
Dir.: Daniel Duarte
(Goiás, Ficção, 2016, 18min)
O MELHOR SOM DO MUNDO (Livre)
Dir.: Pedro Paulo de Andrade
(São Paulo, Ficção, 2016, 13min)
Evento no facebook: https://www.facebook.com/
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário