São Lourenço do Sul pode ser uma das alternativas para fazer uma programação diferente. O projeto Passaporte Turístico oferece diversas opções de lazer, dá descontos e brindes aos visitantes, além das diversas atrações que a cidade proporciona.
Todo mundo gosta de viajar. Não é apenas para um merecido descanso de férias, muitas vezes, é para agregar um pouco de cultura e conhecimento ao lazer. Nas férias de verão, a maioria das pessoas pega a estrada para o litoral gaúcho. Nesse período livre, surge a oportunidade de viver novas experiências.
Pensando nisso, a Associação Comercial e Industrial (ACI) criou o Passaporte Turístico. Trata-se de um livreto gratuito, exatamente como um passaporte de viagens, que serve para dar descontos ou brindes em lugares visitados no município. Em cada opção de lazer, o visitante recebe um carimbo do programa e um benefício, que pode ser desconto ou até mesmo brindes. Funciona como um passaporte de viagem e, ao completar 15 carimbos, o portador do passaporte recebe um Certificado de Visitação da Cidade e uma lembrança de São Lourenço do Sul.
“Queremos oferecer opções de entretenimento, lazer, compras e serviços, e pode também ser um souvenir como lembrança da estadia na cidade e de todas as paisagens que se pode ver aqui. A expectativa é que o passaporte aumente a permanência do visitante em São Lourenço, beneficiando o turismo e o comércio em geral”, comenta a coordenadora de turismo da ACI, em São Lourenço do Sul, Edvania Loss.
Para adquirir, é necessário preencher um formulário no site da ACI (www.acisls.com.br) ou diretamente no CAT – Centro de Apoio ao Turista. Depois, retirar o passaporte no CAT ou em qualquer uma das 31 empresas parceiras do projeto.
O turista ainda recebe um mapa, apontando os principais restaurantes, pousadas, bares, roteiros e atrações turísticas para viver experiências únicas na cidade.
No roteiro, tem bikes para passeio, pedalinhos, passeio de escuna, uma pousada que tem à disposição dos hóspedes um pomar para comer as frutas “direto do pé”, entre outras atrações. Além disso, o roteiro contempla o projeto “Do Violino à Estância”, que é um mergulho na cultura tradicionalista, através da culinária, da natureza e da música. Nele, os turistas andam em um ônibus dos anos 70, fazem um passeio de escuna por dentro do arroio, passam pela Fazendo do Sobrado, local onde morava a irmã do General de Bento Gonçalves, chefe da revolução Farroupilha, construída em 1790.
O Sebrae fornece todo o suporte para as empresas que participam do Passaporte Turístico e para os associados da organização, através de qualificações em gestão, atendimento especializado e de consultorias. Para a técnica de atendimento do Sebrae RS na Região Sul Candida Belarmino Busatto, “o Sebrae RS fomenta e apoia os projetos que a ACI/CDL de São Lourenço do Sul desenvolve, através do atendimento individual às empresas e dos projetos de Turismo e Políticas Públicas”.
Já se discute, inclusive, levar essa ideia para outras cidades da região Sul do Estado. “Por que não criamos um roteiro regional, divulgando o que a nossa região tem de melhor?”, comenta a Edvania.
Fonte: Moglia Comunicação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário