Pelotas será sede do Festival MozBrasil, um projeto artístico-social que busca um intercâmbio de artistas pelotenses e moçambicanos com a temática negra e suas identidades culturais regionais.
O evento gratuito é o primeiro festival no Brasil com conexão dos dois países.
Com um dia repleto de shows e atividades culturais no dia 16 de março no Largo Edmar Fetter, do Mercado Público, o evento contará com a presença da cantora Sizaquel, acompanhada de sua banda – referência da música africana – além de performances de dança, em cotejo com artistas locais de Pelotas como: Kako Xavier e a tamborada e o Coletivo Marambaia,
Haverá também representantes da televisão moçambicana (TVM) que farão uma transmissão ao vivo de todas as atividades, direto para o continente africano.
O festival também terá atividades extras com artistas africanos executando oficinas de música e dança (oriunda dos gêneros étnicos-culturais tradicionais cultuados na música popular moçambicana) e rodas de conversas sobre as correlações culturais existentes entre Pelotas e Maputo; todas atividades com entrada inteiramente gratuita.
O projeto busca o protagonismo a artistas músicos locais que também darão oficinas sobre a cultura negra pelotense, sendo os anfitriões do festival, onde realizarão shows e oficinas.
MozBrasil é financiado com recursos do Procultura municipal e tem também o reconhecimento do Ministério da Cultura de Moçambique.
Link do evento: https://www.facebook.com/events/308034976567144/
Fonte : Núcleo Popular Jornalismo
Originalmente publicado em radiocom.org.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário