Quatro anos após sua criação, LRS expande-se em um site com mais conteúdo inédito e exclusivo.
Em dezembro de 2014, nascia no Facebook uma página com a intenção de dar visibilidade à profusão de lançamentos, projetos e eventos literários que eram divulgados dispersamente na rede social por editoras e autores do Rio Grande do Sul.
Iniciativa do jornalista Vitor Diel, assessor de imprensa dedicado ao mercado editorial, a página passou imediatamente a receber sugestões de pauta e solicitações de compartilhamento de posts por profissionais da área, fazendo com que LRS rapidamente se consolidasse como um veículo especializado no calendário de lançamentos de livros, cursos e eventos que buscavam alcançar seu público através da rede social.
O reconhecimento veio em dezembro de 2016, quando a página foi escolhida como um dos destaques do ano no Prêmio Açorianos de Literatura, promovido pela Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Apesar de já desde o princípio produzir conteúdo exclusivo, como entrevistas com escritores, os recursos da rede social impunham limitações ao aprofundamento do debate e da reflexão que a literatura naturalmente promove. Assim, para contemplar essa demanda reprimida, Vitor uniu-se ao designer Giovani Urio para criar o site literaturars.com.br. Sob uma nova identidade visual, LRS renasce agora, dedicado a promover as potencialidades da cultura escrita do Rio Grande do Sul, ampliando o relacionamento entre leitores, escritores e profissionais do mercado editorial gaúcho.
Perspectivas sobre os debates contemporâneos
O novo LRS mantém a principal qualidade pela qual a marca tornou-se conhecida no Facebook: a ausência de discriminação entre currículos de escritore/as, catálogos de editoras ou inciativas independentes.
As possibilidades da nova plataforma abrem novas oportunidades de visibilidade para todos os gêneros literários, para autores de carreiras de características distintas, da capital ou do interior do Rio Grande do Sul, bem como qualquer projeto ou iniciativa que promova a leitura e a produção literária no Estado – com especial atenção dedicada aos debates pertinentes à sociedade contemporânea e a temas como a luta antirracista, os feminismos e o combate aos preconceitos às identidades de gênero e orientação sexual, preocupações que sempre estiveram na pauta da página.
Os textos opinativos são uma das principais novidades da nova fase do Literatura RS. Profissionais reconhecidos e preocupados com as capacidades da leitura em abrir janelas de interpretação para o mundo, os colunistas têm liberdade irrestrita para publicação no site. Saiba mais sobre eles e elas:
Ana Paula Cecato: Mestre em Letras (UFRGS), professora de Língua Portuguesa e coordenadora do Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura na Câmara Rio-Grandense do Livro.
Atena Beauvoir: Poeta, contista, editora, professora e filósofa dedicada aos temas da Transantropologia e Existencialismo.
Fernanda Bastos: Jornalista, escritora, editora, mestranda em Comunicação e Informação (UFRGS) e graduada em Letras (UFRGS).
Guto Leite: Cancionista, escritor, professor; formado em Lingúistica (Unicamp), especialista, mestre e doutor em Literatura Brasileira (UFRGS).
Luiz Maurício Azevedo: Escritor, editor e professor; doutor em História Literária (Unicamp) e pós-doutor em Literatura Brasileira (UFRGS).
Uma nova marca para novos serviços
Criada por Giovani Urio, diretor de arte e sócio do LRS, a nova marca busca uma aproximação com a escrita por meio da aplicação objetiva em monocromia e da utilização de um elemento tipográfico – o ponto e vírgula (;), que é utilizado como símbolo para uma rápida identificação da marca. Apostando na aplicação desse elemento com texturas e fundos coloridos, a marca torna-se versátil, adaptando-se com facilidade às plataformas físicas e digitais e encaixando-se assim às necessidades desse novo momento do LRS, que agora amplia sua cobertura e seus serviços.
Outra novidade é a estreia de Literatura RS como um estúdio de produção, assessoria e criação especializado em projetos editoriais. A iniciativa surge para suprir uma demanda de escritores, editoras e produtores culturais em busca de serviços necessários a todas as etapas da produção editorial e jornalística. Da consultoria para desenvolvimento de projetos literários até a assessoria de imprensa, LRS quer contribuir cada vez mais com o mercado editorial e a cultura do Rio Grande do Sul.
Literatura RS tem, atualmente, mais de nove mil seguidores no Facebook e Instagram, e alcance de mais de 30 mil pessoas que constituem uma audiência ávida por engajamento e informação. Interessados em divulgar gratuitamente seus livros, lançamentos ou eventos devem acessar o link Divulgue seu livro. A contribuição de todos é fundamental para continuarmos a fortalecer a rede da literatura produzida e editada a partir do Rio Grande do Sul.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário