Filme escrito e dirigido por Luciana Mazeto e Vinícius Lopes integra a mostra Generation 14plus ao lado de mais outras duas produções brasileiras.
Primeiro longa-metragem escrito e dirigido por Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, Irmã, é uma das quatro produções brasileiras selecionadas para a mostra Generation 14plus Competition 2020 que integra a 70ª edição do Festival de Cinema Internacional de Berlim, que ocorre de 20 de fevereiro a primeiro de março na capital alemã.
Com produção da Pátio Vazio e Jaqueline Beltrame, o filme aborda o tema do feminismo em um road movie experimental e adolescente, com imagens pulsantes.
Rodado em 2017 em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Maquiné, Gravataí e Mata, RS, a temática feminista guiou também a escolha das cabeças de equipe do longa, e conta com a produção executiva de Jaqueline Beltrame, Direção de Fotografia de Carine Wallauer e Direção de Arte de Gabriela Burck.
Quando a doença de sua mãe se agrava, Ana (Maria Galant) e Julia (Anaís Grala Wegner) viajam ao interior do Rio Grande do Sul em busca de seu pai. No caminho: fantasmas, superpoderes e dinossauros. O elenco também conta com Felipe Kannenberg, Marina Mendo, Nicholas Perlin e Otávio Diello.
A cidade de Mata, interior do estado, tem apenas cinco mil habitantes e é conhecida por seus fósseis de madeira petrificada. Mata recebeu boa parte das gravações do filme, realizado de forma totalmente independente, com um orçamento pequeno da empresa produtora e dos diretores.
Irmã contou com diversos apoios e parcerias, incluindo a equipe, e apesar da restrição orçamentária, o filme não se privou de gravar em diversas locações como cachoeiras, estradas, ponte, nas quatro cidades.
A Generation 14plus é uma das mostras competitivas do Festival de Berlim que exibe cinema internacional de ponta, com um programa abrangente de filmes contemporâneos que explora a vida e o mundo de crianças e adolescentes, desfrutando de uma posição única como instigadora do cinema de jovens que quebram convenções. Para mais informações, acesse: facebook.com/irmafilme
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Produção: Jaqueline Beltrame, Leandro Engelke, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Elenco: Maria Galant, Anaís Grala Wegner, Felipe Kannenberg, Marina Mendo, Nicholas Perlin e Otávio Diello
Produção Executiva: Jaqueline Beltrame
Direção de Fotografia: Carine Wallauer
Direção de Arte: Gabriela Burck
Direção de Produção: Leandro Engelke
Montagem: Luciana Mazeto
Desenho de Som: Kevin Agnes
Assistente de Direção: Eduardo Piotroski
Produção de Elenco: João Pedro Madureira e Leandro Engelke
Preparação de Elenco: João Pedro Madureira e Eder Ramos
Direção de Figuração: Eder Ramos
Gaffer: Caio Rodrigues
Elétrica: Eduardo “JR” Ferreira
1º Assistente de Arte e Contrarregra: Eder Ramos
2° Assistente de arte: Clarissa Virmond
Assistente de Produção: Ana Raquel Pinzon
Cor e VFX: Rafael Duarte
Artista Digital: Taísa Ennes
Ilustração: Martina Nickel
Design Gráfico: Leo Lage
Making of: Ana Raquel Pinzon
Still: Eder Ramos e Ana Raquel Pinzon
Assessoria Jurídica: Patrícia Goulart
Assessoria de Comunicação: Bruna Paulin
Apoio:
Locall
Prefeitura Municipal de Mata
A produtora Pátio Vazio foi fundada em 2013 em Porto Alegre. Desde então, produziu mais de dez curtas, incluindo ficção e documentários, que foram exibidos em vários festivais de cinema. No início de 2017, a produtora gravou seu primeiro longa-metragem, intitulado Irmã. Seu segundo longa-metragem, Despedida, foi contemplado com os editais PRODAV 04 – Linha Laboratórios de Capacitação e SAv/MinC 02/2015 – Longa BO Infantil, e encontra-se em finalização. O projeto também participou do PLATAFORMA LAB em 2016, e do BRASIL CINEMUNDI, em 2017, onde recebeu uma menção honrosa do júri. Desde 2016, os membros do Pátio Vazio estão envolvidos na produção e curadoria do festival de cinema Cine Esquema Novo, em Porto Alegre. Seu curta Antes do Lembrar teve sua estreia mundial no IFFR – Festival International de Cinema de Rotterdam 2018. Recentemente o projeto de longa-metragem Vocês, Brancos, não têm Alma também foi contemplado com a linha de desenvolvimento de projetos, PRODAV 05, do FSA, além da série infantil Júlia e a Máquina do Tempo, contemplada no edital de desenvolvimento SAv/MinC
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário