Salve Arte Festival chega em sua segunda edição nesta quinta e sexta-feira


Foto: Luciano Matuck

Após o sucesso da edição em agosto, a edição de setembro acontecerá nos dias 24 e 25, segue com pluralidade de artistas e como um dos maiores festivais da zona sul.

Buscando criar novas oportunidades à arte da zona sul e abrir caminhos para trabalhadores culturais no período durante e pós pandemia, o Salve Arte Festival chegou com a proposta inédita e agregadora de unir mais de 60 trabalhadores, entre artistas de diferentes linguagens culturais e produtores, com a realização de espetáculos exibidos em plataformas virtuais. Chegando em sua segunda edição, as apresentações acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro e traz o Giô Dirlemando Freitas como artista homenageado.

“A proposta reflete o que queremos oferecer de melhor, de mais bonito e mais verdadeiro. Estamos nos unindo e nos reconhecendo”, declarou o artista e produtor Kako Xavier, idealizador do Festival. As paredes e o palco da Casa do Tambor ganham ainda mais vida, som e luz, ecoando a magia e a força de cada apresentação.

O público tem acesso, de forma gratuita, aos espetáculos a cada edição, intercalados por entrevistas, clipes, depoimentos e sorteios.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Programação:

​QUINTA | 24 DE SETEMBRO

Foto: Luciano Matuck

20h > A bailarina e Professora Débora Allemand, diretamente de POA/RS apresenta Dilermando Freitas, artista homenageado desta edição.. O Mestre Griô lança o espetáculo “Sarau do Sopapo”. Neste, oferece a dança, a poesia e os cantos de trabalho africano dando o protagonismo ao Tambor Rei. O Griô, mestre dos saberes e fazeres de tradição oral, apresentará sua percussão e dança, expressões de um corpo negro com uma infinidade de interpretações.

Foto: Luciano Matuck

20h:15 > A Artista da Dança Maria Elvira, diretamente de Madrid/ESP apresenta Robledo Martins. O artista traz um show intimista que apresentará um breve histórico musical da sua trajetória de 35 anos na música nativista. Canções que marcaram neste movimento musical.

 

.
.

Foto: Luciano Matuck

​20h:30 > o Grupo Você Sabe Quem Cia de Teatro diretamente, de Pelotas/RS apresenta Pâmela Fogaça e Lucian Leal. A dupla apresenta a performance “Encantações – ninho de vivência”, um espetáculo que integra teatro performativo e música. Os artistas partem de rearticulações cênicas de um espetáculo anterior, que tratava a partir de um universo mítico, da descoberta da gravidez por uma mulher e seus ciclos. Agora, a narrativa da gestação, que ocupava as margens de um rio, é transportada para o quintal de casa, criando nova encenação sobre o tema da criação de sua filha.

Foto: Luciano Matuck

​21h:45 > A jornalista Ediane Oliveira, diretamente de Pelotas/RS apresenta Regino Matimbe. O guitarrista Moçambicano traz um ritmo vibrante na música instrumental. Apresenta sua construção musical com solos, harmonias, dinâmicas e improvisação. Com sonoridade peculiar, inédita e muito criativa, vamos assistir uma colorida combinação de ritmos e fórmulas instrumentais, baseadas em sons tradicionais moçambicanos como a marrabenta e a mutimba, misturadas ao samba e ao blues.

​SEXTA | 25 DE SETEMBRO

Foto: Luciano Matuck

20h > O instrumentista Zoca Jungs, diretamente de Lajeado/RS apresenta Sulimar Rass. O artista mostra as composições do CD, recentemente lançado, “Canções Inerentes”. Este, produzido e arranjado por Edu Martins, foi gravado parte no Brasil e parte na Argentina. Trata-se de um trabalho fortemente influenciado pelos ritmos e temas pertinentes a região sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

.
.

Foto: Luciano Matuck

20h:15 > Bela Levi diretamente de Brasília/DF apresenta O Grupo MALV, representado por Miguel Dávila, ator circense que irá apresentar com o espetáculo uma performance com multiplas linguagens artísticas intitulada “Amarte”, na qual expressa toda a sua versatilidade e amor pela arte.

.
.
.
.

Foto: Luciano Matuck

20h:30 > A artista Maria Antonia, diretamente de Pelotas/RS apresenta a cantora Luana Moâne. Compositora e instrumentista, traz nas suas composições as raízes da música popular brasileira no contexto de sua trajetória. A artista esbanja simplicidade em uma personalidade forte e impactante.

.
.
.

Foto: Luciano Matuck

21h:45 > Gilberto Oliveira, diretamente de Rio Grande/RS, apresenta Da Viola. Lançando o show Samba bom, o cantor e compositor gaúcho apresentará suas canções autorais, homenageia a cidade de Pelotas cantando o cotidiano e exaltando o amor, com letras simples e o balanço inconfundível que já o tornou conhecido nos eventos da região sul do RS.

O evento virtual pretende estabelecer um novo marco cultural para a zona sul, com coletividade, colaboração, diversidade, união e fortalecimentos entre artistas, público e produtores.

A edição de lançamento do Salve Arte Festival acontece com uma programação recheadíssima de atrações, na quinta (24), a partir das 20h e na sexta (25), a partir das 20h nas plataformas online do projeto, como facebook e canal do youtube.

Site oficial: salveartefestival.com

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*