O documentário Saberes da Terra dirigido pela artista multimídia, doutoranda em Media Artes, Daniela Pinheiro será lançado, dia 30 de dezembro às 21h em seu canal do Youtube.
Saberes da Terra irá mostrar a importância da agricultura agroecológica para a alimentação saudável da população e do consumo consciente dos alimentos plantados e colhidos na região sul do Rio Grande do Sul/RS, através do fortalecimento dos pequenos circuitos de produção e consumo, promovido pelo movimento da economia solidária.
A ideia do documentário Saberes da Terra começou com a diretora do documentário Daniela Pinheiro, que desde 2011 consome alimentos agroecológicos e durante a pandemia se conectou pelo consumo consciente com a rede Bem da Terra, em Pelotas/RS.
Nesse fluxo de consumo consciente, reconectou-se com a pesquisadora de Educação Ambiental e do Campo e Mestra em Educação Ambiental, Desirée Fripp dos Santos, que também é ativista agroecológica e consumidora de alimentos livres de venenos agrícolas desde 2013 e participa da movida solidária da ARPA-Sul ,na distribuição de alimentos para a população em vulnerabilidade sócio- econômica, em Pelotas/RS.
Dessa aproximação veio uma vontade em comum: conectar agricultoras/es que produzem agroecologicamente com as famílias e pessoas individuais que consomem e recebem esses alimentos, com o propósito de inspirar o consumo consciente, na prática humanitária e ecológica, através de um olhar poético, por meio de um documentário.
Esse olhar poético virá da fotografia do documentário e de um entrecruzamento da imagem digital com a imagem artesanal, através da fotografia histórica do século XIX, que está relacionada a um outro tempo com a matéria fotográfica, uma desaceleração no modo de criar uma imagem. Esse processo artesanal se chama anthotype, e faz parte da pesquisa de doutorado de Daniela Pinheiro, na qual utiliza em sua feitura uma matéria orgânica para a sua criação, que será os próprios alimentos das/os agricultoras/es agroecológicos entrevistadas/os para esse documentário.
Esse documentário faz parte do Prêmio Movimento da Cultura Pelotense, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura – Pelotas/RS com recursos da Lei Aldir Blanc.
Lançamento do documentário
Dia: 30 de dezembro de 2020
Horário: 21h
Link para assistir: canal do Youtube de Daniela Pinheiro.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Ficha Técnica do Documentário
Direção e produção: Daniela Pinheiro
Assistente de produção: Dessiré Fripp dos Santos
Imagens e montagem: Daniela Pinheiro
Design Gráfico: Emerson Ferreira
Trilha Sonora original: Christopher Lemos e Gustavo Mustafé
Colaboração: Cíntia Langie (imagens)
Colaboração: Felipe Campal (finalização de cor)
Imagens em anthotype: Daniela Pinheiro
• *Ob.: A produção do documentário tomou todas as medidas cabíveis de prevenção da Covid-19, na gravação das imagens e entrevistas, assegurando a integridade e qualidade de vida de todas/os as/os envolvidos.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário