O coletivo Stay Black promove nesta sexta-feira (14) um festival online que marca o encerramento do Projeto Tem Preto no Sul. A live contará com apresentações de diversos artistas a partir das 19h no perfil da Stay Black na Twitch TV.
A atividade online terá como atrações os rappers Rafuagi, Cristal, B.art, Zombie Johnson, L300 e participação de DJ Micha, DJ’s Vânia e Vanessa, e DJ Luan Cunha. A live ficará gravada e será disponibilizada para download no site da Stay Black. Segundo B.art, que também trabalha como produtora no coletivo, as apresentações também darão origem a DVDs que serão distribuídos em escolas públicas e centro comunitários de Pelotas.
Natural de Pelotas, Bartira Val Marques, a B.art, atua como rapper, DJ e produtora. Em janeiro de 2020, ela lançou o EP chamado “Astral” e atualmente trabalha na produção de seu primeiro álbum, previsto para este ano.
O festival traz o rapper Rafa Rafuagi, de Esteio, a jovem Cristal, de Porto Alegre, e outros dois nomes do Rap pelotense: Zombie Johnson e L300. Vindos do bairro Dunas, os dois rappers vêm ganhando projeção com lançamentos de destaque na cena como o álbum “Safra de 1995”, de Zombie e o EP “Dunas City: A Praga”, de L300.
Três EPs lançadas pelo projeto
Contemplado no Natura Musical e financiado pelo Secretaria de Cultura do Estado, o projeto Tem Preto No Sul foi responsável por selecionar três artistas negros do Estado para uma residência artística, com produção e lançamento de um EP. Os selecionados foram anunciados em julho passado e os EPs de Dona Conceição, 50 Tons de Pretas e Arlequeen Fenixx apresentados no começo deste ano.
Além da gravação em estúdio profissional de três faixas para cada artista, o projeto incluiu ensaio fotográfico, diagramação das capas, impressão e prensagem de cópias de cada EP, com o objetivo de profissionalizar e valorizar os artistas negros do Rio Grande do Sul. Por conta da pandemia, algumas adaptações precisaram ser feitas, como a realização das oficinas de modo online.
Em novembro, foi realizado um único encontro presencial entre todas e todos participantes do projeto. Na ocasião, a Stay Black publicou em suas redes: “Foi maravilhoso passarmos juntos, ao menos uma tarde e assim como todas as trocas durante as oficinas e a energia transmitida por cada música que já foi gravada, o Tem Preto no Sul tem nos mostrado ser mais que uma residência, mas um aquilombamento artístico”
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Dona Conceição – Amor e Água
Natural de Alvorada, o cantor e compositor Dona Conceição apresentou no começo de fevereiro o EP intitulado “Amor e Água”. As três faixas contam com participações de Dessa Ferreira, Gutcha Ramil, Luís Ferreira, Bruno Amaral e a cantora Victória Cristina. Explorando outras características sonoras, Dona Conceição mostra nesse trabalho sua versatilidade estética, falando sobre afetividade na sua grandeza e simplicidade. “Esse apanhado de sensações gravadas em toda pessoa, que, nessa obra, se dá pelo olhar de um homem negro; a construção da narrativa do afeto, desejo, amor, historicamente negadas a negros e negras”, define Dona Conceição. A produção musical e arranjos são assinados por João Pedro Cé. A mixagem e masterização ficaram por conta de Guilherme Ceron. Em 2018, o artista havia lançado, de forma independente, o álbum “Asè de Fala”.
Acompanhe o artista: instagram.com/dona.conceicao
Ouça em: https://sptfy.com/ehoM
50 Tons de Pretas – Então Vem
A 50 Tons de Pretas escolheu o 08 de março, Dia Internacional da Mulher e data em que a banda completa quatro anos, para lançar o EP “Então vem”. Formado pelas cantoras Dejeane Arruée e Graziela Pires, o 50 Tons de Pretas havia lançado o elogiadíssimo álbum “Vôa”, em novembro passado. Para esta nova empreitada musical, elas compuseram três canções especialmente conectadas com a atual conjuntura social do país. O EP conta com a participação dos dos músicos João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo), Xande Santos (guitarra), Tiago Fagundes (percussão) e Gustavo Nunes (violão). Dejeane assina a direção e produção musical do disco.
Acompanhe em: instagram.com/50tonsdepretas
Ouça em: https://sl.onerpm.com/1795102080
Arlequeen Fenixx – Trapcália
O lançamento mais recente é o EP “Trapcália” da cantora e ativista trans Arlequeen Fenixx, que chegou nas plataformas no dia 22 de abril. Os beats ficaram por conta de Bruno Neves Beats e Nightmare Beats. A mixagem e masterização ficaram por conta de Guilherme Ceron. Uma das faixas conta com a participação de Mendy Black. Segundo a artista, Trapcália “apresenta uma margem modificada, trazendo a visão e a caminhada de uma travesti, não apenas para ser ouvida, mas para fazer outres serem ouvides também”.
Acompanhe: instagram.com/arlequeenfenixx
Ouça: https://sptfy.com/ehfW
Stay Black
Surgido em 2016 em Pelotas, o coletivo cultural Stay Black trabalha no sentido de impulsionar e dar visibilidade aos trabalhos artísticos feitos pela população preta. Ao longo destes anos, o coletivo já realizou dezenas de eventos (festas, debates, rodas de conversa), produziu uma mixtape e um livro de poesias.
Além dos EPs lançados neste ano, o Stay Black está produzindo um documentário, chamado “Tem Preto no Sul”, que aborda a contribuição da população negra do Rio Grande Sul à construção cultural do Estado.
Mais sobre Stay Black:
www.stayblackco.com
instagram.com/stayblackblack
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.
Faça um comentário