49º Festival de Gramado começa nesta sexta com exibição no Canal Brasil; confira destaques


Gloria Pires vive policial com Alzheimer no filme A Suspeita, grande atração desta sexta no Festival
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema de Gramado será realizado em formato remoto com exibição de filmes no Canal Brasil e em serviços de streaming.
.
A 49ª edição do tradicional evento de cinema contará, entre 13 a 21 de agosto, com a exibição de longas e curtas-metragens, majoritariamente brasileiros, além de palestras e homenagem coletiva aos profissionais do cinema, que batalharam pela resistência do audiovisual durante a pandemia.
.
A mostra competitiva de filmes do 49º Festival de Cinema de Gramado inicia hoje (13) no Canal Brasil. A partir das 21h30, os curtas “Quanto pesa”, de Breno Nina, e “O que há em ti”, de Carlos Adriano, abrem a programação entre os curtas-metragens brasileiros na corrida pelo Kikito. Dando sequência na programação, o drama de ficção “A suspeita”, de Pedro Peregrino, é o primeiro filme de longa-metragem brasileiro a ser exibido.
.
O filme que marca a estreia de Peregrino é protagonizado por Glória Pires, que interpreta Lúcia, uma comissária da área de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que é diagnosticada com Alzheimer. O sociólogo Luiz Eduardo Soares, um dos grandes especialistas do país em segurança pública, é responsável pelo argumento do filme.
.
A primeira noite encerra com a exibição de “Cavalo de Santo”, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez, filme que compete na mostra de longas-metragens gaúchos. Os filmes são exibidos respectivamente nesta ordem a partir das 21h30 pela televisão no Canal Brasil. Após a exibição, os curtas e o longa gaúcho ficam disponíveis até 21 de agosto nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.
.
Alunos e egressos UFPel na disputa
 .
Eu não sou um robô – cartaz por Luiza Padilha

Como já vem sendo tradição nas últimas edições do Festival, estudantes e egressos dos cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram curtas-metragens selecionados para mostras competitivas do 49º Festival de Cinema de Gramado.

“Eu não sou um robô”, da egressa Gabriela Lamas, realizado em 2021, foi selecionado nas mostras de curtas brasileiros e gaúchos. Além de Gabriela, da primeira turma do curso de cinema e audiovisual, participa da equipe o também egresso Felipe Yurgel, como montador e roteirista.

A Mostra de Curtas Gaúchos, que nas duas últimas edições foi vencida por alunos da UFPel (Matéria sobre vencedores de 2020), neste ano conta ainda com “Comboio pra Lua”, da estudante Rebeca Francoff e “Trem do Tempo”, do estudante Vitor Mendonça. Outro pelotense na disputa é o curta de videodança “Brecha”, de Helena Thofehrn Lessa, que tem a participação dos egressos Takeo Ito (direção de fotografia) e Camila Albrecht (montagem).
.
LONGAS-METRAGENS NACIONAIS

A Primeira Morte de Joana
A Suspeita
Álbum em Família
Carro Rei
Homem Onça
Jesus Kid
O Novelo
.
LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS

Extermínio
A Colmeia
Cavalo de Santo
.
LONGAS-METRAGENS ESTRANGEIROS

Gran Avenida
La Teoria de los Vidrios Rotos
Planta Permanente
Pseudo
.
CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

A Beleza de Rose
A Fome de Lázaro
Animais na Pista
Aonde vão os Pés
Da Janela Vejo o Mundo
Desvirtude
Entre Nós e o Mundo
Eu não sou um robô
Fotos Privadas
Memória de Quem (Não) Fui
O que Há em Ti
Per Capita
Quanto Pesa
Stone Heart
.
CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS

Jardim das Horas
Cacicus
Era uma Vez… uma Princesa
Depois da Meia Noite
Para Colorir
Um Dia de Primavera
Nave Mãe
Rota
Tormenta
Não Sou Eu
Comboio pra Lua

Tom
Solilóquio
Nilson: Filho do Campeão
Eu Não Sou um Robô
Desvirtude
Noite Macabra
Love do Amor
Isso Me Faz Pensar
Brecha
Rufus
Hora Feliz
Trem do Tempo

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Por Cassio Lilge

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*