O evento #SkateKids, promovido pela Nova Geração Skate (NGS) no sábado (16 de outubro/2021), levou a cultura do skateboard até o Quartier, novo bairro planejado de Pelotas, localizado na região das Três Vendas.
Durante a manhã ocorreu oficina de skate, orientações e dicas de skate com o professor Emanuel Bueno, o “Maneca”, Vinícius PI e instrutores da NGS. À tarde foi a vez das sessões de skate para as categorias Kids, Kids 1 e Mirim, para meninas e meninos de até 13 anos, que receberam kit NGS e medalhas pela participação no evento.
A adrenalina do primeiro evento
Para a maioria dos jovens skatistas dessas categorias de base, foi a primeira vez em que arriscaram manobrar o “carrinho” na frente de uma plateia, o que representou um desafio, mas também motivação e um novo tipo de adrenalina.
“Foi bem legal tentar fazer manobras novas, sabe? Com a pressão toda, embora não fosse um campeonato com competição para buscar prêmios, senti aquele nervosismo assim, e consegui fazer umas manobras diferentes no caixote”, contou Gabriel Casarin, 12 anos – 2 de skate.
Diversão entre pais e filhos
O #SkateKids, como evento de skate voltado às crianças, teve uma presença forte dos pais e responsáveis, que acompanharam e vibraram junto dos pequenos skatistas. João Martini, de 5 anos de idade e apenas 1 mês de skate, contou com a ajuda de seu pai, Bruno Martini, para dropar das rampas e deslizar pelo caixote.
“Eu não sou skatista, mas sou pai de quatro filhos e o meu mais velho, o Pedro, quis começar a andar, até pela questão das Olímpiadas, da Fadinha (a skatista e medalha de prata nas Olímpiadas de Tóquio, Rayssa Leal), isso influenciou muito ele. Acabou que o Pedro tentou algumas vezes e não conseguiu desenrolar, e o João, de 5 anos, pegou o skate e saiu andando, fazendo manobra, até por isso nós procuramos as aulas de skate do Maneca”, contou Bruno.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Best trick
No cair da noite a atração foi a disputa coletiva de “Best trick” (melhor manobra) para a categoria amador, com premiação para os skatistas que mandaram as melhores manobras, de acordo com a reação do público e dos próprios participantes, nos obstáculos instalados no asfalto do Quartier.
Diversos prêmios foram conquistados pelos skatistas, que iam mandando suas manobras um de cada vez em sequência, até que se chegou ao desafio final: pular a grade de proteção do evento a partir da rampinha de pulo (jump). A premiação maior foi um par de tênis e um shape. E o primeiro a conseguir pular de ollie o obstáculo foi o skatista João Vargas “Notorious”.
Skate pelotense, na tela e pelo mundo
O encerramento do #SkateKids ocorreu perto das 20h, com a premiere de exibição do vídeo Happy Days, da marca de rolamentos para skate Happy Bearings. Filmado nas ruas da Espanha, o vídeo conta com participação dos skatistas pelotenses Charles “Lokura” e Ramon Muniz, que vive em Barcelona, mas esteve presente para o lançamento do vídeo em Pelotas.
Ao final, o organizador e mestre de cerimônias do evento, Emanuel “Maneca”, não conteve a emoção ao abraçar o seu amigo:
“É emocionante demais, porque a gente ama a parada (o skate)”, disse Maneca, ao abraçar Ramon, após ressaltar que o skatista fez questão de lançar o vídeo em um evento gratuito e aberto “para toda galera curtir”.
“Obrigado geral por ter vindo prestigiar o vídeo, eu só agradeço! É amor, é energia pura, é skateboard! Pelotas vai ser sempre a minha raíz!”, vibrou Ramon Muniz, enquanto comemorava com os amigos do skate pelotense após a exibição do vídeo Happy Bearings.
A atividade skatista foi uma das atrações do Quintal Quartier, evento organizado pela própria administração do bairro planejado, e que contou também com aulões de crossfit, discotecagem com DJ Kass e DJ Maria, mateada, atividades para crianças e feirinha de comidas/bebidas e produtos diversos.
O #SkateKids contou com patrocínio de Food Hall Quartier, Studio Troia, Nave, Madre Mia, Atua Arquitetura, Norte Imobiliária, Acunha e Valente imóveis, Ferraço Sul, Arq. Tamara Janovik, Desporto Pelotas, Casa de Papel papelaria e Sebo, Dani e Lu Arquitetura e Circulu’s Lanches.
Patrocínios de skate:
91 Skateboard, VS Family, Hocks Skate, The Orange Brand, Ataque Skate, Qix Skate, Crema Arte, Goma Street Wear, La familia Skate, Mercado Skate Shop.
Apoio institucional: @fgskt_skate
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Geografia diferenciada
Construído em um terreno próximo das avenidas Fernando Osório e Francisco Caruccio, a geografia do Quartier favorece a prática do skate – e não somente pelo asfalto impecável e calçadas novinhas em folha.
O terreno onde o novo bairro se ergue difere da maior parte da cidade de Pelotas, predominantemente plana. O Quartier possui ladeiras asfaltadas nas suas vias de acesso, como é o caso da rua Albino Brod, assim como nas ruas internas.
A inclinação do terreno, somada ao asfalto de qualidade, o torna um paraíso para quem curte a velocidade do skate. Seja para sentir o vento bater no rosto em um longboard ou modelo de skate de street, uma nova lomba para descer, em uma cidade em que isso é raridade, é muito bem-vinda.
E para quem prefere relaxar e aproveitar a brisa, é só levar o chimarrão e curtir o pôr do sol!
Texto: Paulo Ienczak
Jornalista. Apaixonado por Hip Hop, skate, toda a cultura de rua que movimenta vidas e sonhos. Um mundo melhor é possível!
Faça um comentário