Dando continuidade à carreira de sucesso que o filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto” tem tido em festivais de cinema por diversas regiões do Brasil e no exterior, agora a produção realizada em Pelotas fez parte da seleção oficial do Kalakari Film Festival (@kalakari_filmfest), que ocorreu no mês de Março de 2022, em Dewas, Índia.
Por onde passa, o filme chama a atenção tanto do público, quanto da crítica e dos profissionais que compõem o júri oficial em eventos deste tipo, por conta da sensibilidade com que a história é apresentada.
O Kalakari Film Festival é considerado um dos maiores festivais de cinema da Índia, com diversos eventos em paralelo e exibições de filmes de diversos países, de todos os continentes. A produção gaúcha conseguiu o feito de representar o Rio Grande do Sul, estando lado a lado com nomes importantes do mercado audiovisual internacional.
Com roteiro de Manoel Soares Magalhães e direção de Márcio Kinzeski, “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”, em tom que flerta com o realismo mágico-fantástico, traz à cena o escritor João Simões Lopes Neto que, após acordar de seu momento em estátua, perambula pela praça Coronel Pedro Osório, no centro de Pelotas, tentando compreender o que se passou em sua cidade.
No filme, o escritor pelotense – vivido pelo ator Vagner Vargas – busca refletir sobre fatos de sua vida e como foi tratado pela sociedade a seu tempo. Com isso, o filme também propõe uma reflexão profunda sobre como a sociedade trata seus artistas locais e as pessoas que decidem tomar outros rumos às suas vidas, que não os previamente determinados pelos demais.
A intensidade e a sensibilidade com que a história é contada já rendeu ao ator Vagner Vargas e ao roteirista Manoel Magalhães os prêmios de Melhor Ator e Melhor Roteiro, no RIMA – Rio International Monthly Awards, em 2021, respectivamente. Neste mesmo evento, o filme também recebeu o Prêmio de Melhor Figurino, para Gê Fonseca e Andrea Terra, além de mais quatro outras indicações a prêmios neste evento. Posteriormente, Vagner Vargas e Manoel Magalhães também foram indicados aos prêmios de Best of the Year, como Melhor Ator e Melhor Roteirista, respectivamente, no RIMA 2021.
O elenco do filme conta ainda com Roberta Pires Rangel, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino, dando vida a importantes personagens que propõem reflexões e traçam relações com as obras de João Simões Lopes Neto. Apesar do reconhecimento que este filme vem tendo no Brasil e em outros países, ainda não houve convite para que ele seja exibido em salas de cinema, tanto em Pelotas, como em outras cidades do Rio Grande do Sul, assim que as regras de distanciamento e segurança da pandemia permitirem.
Mesmo sendo premiado e muito elogiado em outras regiões de nosso país e no exterior, este filme ainda não mereceu atenção das comissões de seleção dos festivais de cinema realizados no Sul do Brasil. Coincidências ou não, também podemos refletir sobre este tipo de situação ao assistirmos à história contada em “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”.
Ficha Técnica:
Página do filme no Facebook: https://www.facebook.com/manoel.s.63
Produção: ZESKI Filmes (Márcio Kinzeski) e ARTPEL (representada por Sérgio Bizarro)
Direção: Márcio Kinzeski
Roteiro: Manoel Soares Magalhães
Produção Executiva: Marilaine Quintanilha
Elenco:
Vagner Vargas – João Simões Lopes Neto
Clemente Viscaino – Coronel Pedro Osório
Roberta Pires Rangel – Melpômene
Hakeen Mhucale – personagem que representa uma pessoa que foi escravizada no século XIX
Desenho de Som, Montagem e Finalização: Vitor Liesenfeld
Direção de Fotografia: Rogério Farias
Figurino do personagem João Simões Lopes Neto: Andrea Mazza Terra e Gê Fonseca
Caracterização, cabelo, visagismo e maquiagem do personagem João Simões Lopes Neto: Gutto Pereira
Cabelo e Maquiagem da personagem Melpômene: Oswaldo Beauty
Foto Still: Janine Tomberg
Apoio técnico, Grua, Traveling, Captação de Áudio: Sérgio Bizarro
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário