Dez grandes sucessos e algumas curiosidades sobre Mart’nália


Mart'nália em Pelotas

Filha de Martinho da Vila, Martnália Mendonça Ferreira, ou apenas Mart’nália, é cantora, compositora, percussionista, instrumentista e uma atriz brasileira.

Com uma carreira sólida e exitosa, Mart’nália conquistou seu lugar de direito no cenário musical do samba e da mpb. Samba desde que nasceu, acompanhava o pai às rodas de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Foi assim que se apaixonou pela música, foi lá que aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro.

Sexta-feira, 8 de julho de 2022, às 21h, Pelotas recebe seu novo show, “Sou Assim Até Mudar”, no Teatro Guarany.

Por esse motivo, separamos 10 sucessos e algumas curiosidades sobre Mart’nália:

1. Cabide
A canção, composta por Ana Carolina, está no álbum “Menino do Rio” (2006). Certamente é um dos grandes sucessos da Mart’nália.

2. Onde Anda Você
Mart’nália encarou o desafio e mergulhou na obra do nosso eterno poetinha em uma homenagem regada de samba, paixão e muito suingue. Do álbum “Mart’nália canta Vinicius de Moraes” (2019)

3. Pra que chorar
Clássico de Vinicius de Moraes e Baden Powell, a versão na voz dela foi parar na abertura da novela da TV Globo “Babilônia” (2015), desse modo alcançando um grande público.

4. Sem compromisso
A canção, de Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro, fez parte do setlist da turnê na Europa que a cantora fez junto de Chico Buarque.

5. Casa de bamba
Lançada no Festival da Canção em 1968, Casa de bamba foi o primeiro sucesso de seu pai, Martinho da Vila. A música alcançou um novo público na voz da cantora, bem como, também foi um grande sucesso.

Mart’nália volta a Pelotas em julho com o show Sou Assim Até Mudar

6. Mas quem disse que te esqueço
Canção originalmente gravada por Dona Ivone Lara, que é uma das referencias do samba para Mart’nália.

Mart'nália em Pelotas
Mart’ália em Pelotas. Pré-Venda especial em comemoração aos 210 anos de Pelotas! Ingressos de Plateia Gold de R$140,00 por APENAS R$69,00. Sexta, dia 8 de Julho, no Theatro Guarany.

7. Pretinhosidade
Mais uma música do disco “Menino do Rio” (2006), a palavra pretinhosidade foi inventada por Mart’nália, enquanto desabafa nesta canção cheia de trocadilhos e jogos de palavras.

8. Chega
Composição de Mart’nália em parceria com Mombaça, sua letra fala sobre liberdade após o fim de um caso amoroso.

9. Pé do meu samba
“Confesso que me comovi ao ouvir esta declaração de amor ao samba, tão simples, despojada e clara. Caetano reitera ali sua maestria e seu apogeu, sua reafirmação como bruxo da MPB”, disse Mart’nália, sobre a música que afinal, foi escrita especialmente por Caetano Veloso para ela.

10. Feitiço da Vila
Gravada também pelo por Martinho da Vila, a canção de Noel Rosa é uma homenagem ao bairro de Vila Isabel, lugar onde os ambos artistas viveram.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*