Cineasta argentino Axel Monsú ministra atividade gratuita de 13 a 17 de agosto de 2022 em Gramado (RS)
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Documentário entre Fronteiras, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.
A atividade será ministrada pelo diretor argentino Axel Monsú. Interessados podem se matricular gratuitamente no link forms.gle/EkhVTSPt26rBDZah8.
Os encontros serão presenciais, de 13 a 17 de agosto de 2022, de sábado a quarta-feira, das 14h às 22h. Será um curso intensivo, realizado no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369 – Centro), na cidade de Gramado.
A atividade pretende provocar a arte de contar histórias por meio de imagens de arquivo doméstico ou imagens apreendidas na realidade, com imagens da fronteira gaúcha, o universo regional em escala documental. Através de aulas teórico-práticas, haverá exibição de trechos de filmes e exercícios práticos, em que os alunos deverão desenvolver, em equipe, um projeto composto pela sinopse, argumento, roteiro e o documentário em vídeo com cerca de 5 minutos de duração. Ao final, haverá a realização de um documentário de curta-metragem.
“Nesta oficina buscamos resgatar a memória do Fórum Entre Fronteiras, iniciativa coletiva de intercâmbio cultural que resultou no Mercado Audiovisual Entre Fronteiras. Através da integração do programa de oficinas Revelando o Rio Grande, haverá um laboratório prático em que os alunos vão desenvolver um projeto de curta-metragem dentro das temáticas do II MAEF”, destaca Zeca Brito, diretor do Instituto Estadual de Cinema.
Ministrante
Há mais de 24 anos trabalhando como realizador audiovisual na Argentina, Axel Monsú já trabalhou em dezenas de filmes, participou como jurado de inúmeros festivais e foi contemplado com diversos prêmios, em que se destacam: Roteirista e Diretor do projeto de longa-metragem ZULMA (2015 – Concurso Gleyzer de la Región Nea); Prêmio de Melhor Desenho Artístico pela série AQUELLOS DÍAS FELICES, do diretor Maximiliano Gonzales, no Festival Nacional Nuevas Miradas de la TV 2015; Personalidade destacada do Audiovisual no Festival Guácara 100%100 Regional de Corrientes (2014); Prêmio Toyp da Câmara Júnior Internacional e Caâmara Argentina de Comércio para o trabalho cultural (2014); entre tantos outros, além de ter sido o Padrino honorífico do Intercolegial de Cortometrajes Cine Tiza, de Córdoba Argentina.
Apoio: Secretaria De Cultura De Gramado.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário