Com o mote “Escute o seu coração”, a quinta edição do TUM Festival, mais importante festival e conferência de música, negócios e economia criativa de Santa Catarina, vai reunir artistas e profissionais do mercado em uma celebração da arte e da resistência cultural.
À frente das atrações, nomes de peso: a organização do evento anunciou os shows de João Bosco e de Mart’nália junto com a Camerata Florianópolis. Ingressos já estão à venda pelo site blueticket.com.br. Outros dois shows estão confirmados, a cantora francesa Camile Bertault e Pato Fu.
O TUM Festival acontece entre os dias 10 e 15 de novembro, em Florianópolis.
TUM Festival 2022
Em cinco anos muita coisa mudou. Foi difícil segurar a poesia. Mas em tempos de adversidades, cultura é resistência. E o Tum resiste. Cada ano mais forte, cada vez mais pulsante. Todos juntos, numa só batida, num só coração.
Nós crescemos, sendo hoje um dos mais importantes festivais e conferência de música do Brasil, porque nascemos com o propósito de mostrar o tamanho da potência cultura e da economia criativa enquanto segmento produtivo da economia. Isso em um Estado que se orgulha de ser um polo de tecnologia e turismo, tão rico em recursos e, ao mesmo, tão carente de oportunidades no cenário cultural. Não por falta de profissionais, mas por falta de iniciativas e espaços que abracem os talentos da nossa terra.
Foi desta lacuna que nasceu, em 2017, o Tum Festival, o mais importante festival e conferência de música, negócios e economia criativa de Santa Catarina, com objetivo de conectar o ecossistema musical e de redes criativas, gerar novos negócios para o setor, abrir novos mercados, atrair investimentos e a exportação dos produtos e dos talentos do nosso estado.
O Tum é um evento de convergência da cultura e da economia criativa e vem construindo muitas pontes, aproximando a música de Santa Catarina com players importantes do Brasil e do Mundo.
Após dois anos de grandes dificuldades para a economia criativa global, o Tum Festival, que ousou uma edição híbrida no ano passado, obedecendo a todos os protocolos de segurança, reafirma sua ousadia e volta a alçar voos grandiosos, trazendo novamente aos palcos catarinenses artistas nacionais e internacionais, além de grandes players do mercado, em diversas áreas de atuação, tais como a música, tecnologia, inovação, educação, startups, games, artes visuais, cinema, dança, teatro, sustentabilidade, acessibilidade e diversidade.
Visite: tumcult.com.br
O conceito de 2022: Escute o seu coração
Para este ano, a proposta temática para o Tum Festival tem o objetivo de tocar corações. “Todo mundo tem uma veia artística pulsante. Geralmente ela fica nos planos B, C, D…por medo, falta de coragem, de incentivo, de tempo. É só olhar em volta. Todo mundo conhece uma pessoa com talento artístico guardado, escondido por trás de uma profissão bem sucedida. Se o Tum tocar esses corações e estimular sonhos, nosso objetivo estará plenamente cumprido” – Destaca Ivanna Tollotti, CEO da Tum Cult e idealizadora do Tum Festival.
Pra onde vão os versos que não saem do papel? As composições amassadas, o amor despedaçado, pra onde vão? Pro lixo? Não. Definitivamente não. Isso tudo vai pro coração. Tá tudo aí, em você. Já parou pra pensar quanta coisa tem aí dentro? Seus projetos natimortos, seu sonho de criança, a pessoa que você sonha em ser. Sim, aí dentro de você existe um palco. Que muitas vezes você tem medo de acessar, ouvir o som. O seu som.
Em um mundo em que muitos conversam sem falar e ouvem sem escutar, existe uma voz que precisa ser ouvida. Uma voz que tem conexão direta com a nossa alma. Calma! Respira! Aliás, sabe aquele suspiro, a risada na hora errada, o calor no peito, o passarinho verde, as borboletas no estômago, o tum tum, tum tum, tum tum? É ele. É seu coração dizendo: ó, eu tô aqui.
Idealizadora do festival, a produtora Ivanna Tolotti destaca a importância dele para o estímulo da chamada economia criativa, ao aproximar músicos e diversos atores desse ecossistema em uma conferência de negócios.
“Nós crescemos, sendo hoje um dos mais importantes festivais e conferência de música do Brasil, com o objetivo de fomentar o ecossistema musical e de redes criativas, gerar novos negócios para o setor, abrir novos mercados, capacitar e profissionalizar, atrair investimentos e a exportação dos produtos e dos talentos do nosso Estado. O TUM é um evento de convergência da cultura e da economia criativa e vem construindo muitas pontes, aproximando a música de Santa Catarina de players importantes do Brasil e do mundo”, destaca Ivanna.
A programação inclui palestras, painéis, debates e workshops gratuitos, além dos shows nacionais e de bandas independentes selecionadas no edital TUM! edital. A relação completa das atividades será divulgada em breve.
Leia também: Confira e aproveite a programação cultural da 48º Feira do Livro de Pelotas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário