A réplica, em tamanho real, do Barco Seival, usado por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, estará na zona portuária de Pelotas através do projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi.
A embarcação atraca no Quadrado (rua Alberto Rosa, 110) permanecerá até o domingo (20/11) e receberá alunos, historiadores e público para apreciarem exposições e vídeos que narram histórias da Guerra dos Farrapos.
A programação, coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Educação e Desporto (Smed), vai oportunizar que alunos da rede pública de ensino participem do projeto educacional e tenham contato com esse recorte da história gaúcha.
A Associação Socioambiental Amigos do Seival (Asas), grupo idealizador do projeto, visa oferecer aos pequenos a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado com as águas. Mais de 500 estudantes de escolas de Pelotas e da região já estão agendados para visitação.
Projeto Seival – Visitação
As entradas na embarcação serão em grupos de até dez pessoas, organizados por ordem de chegada. A visitação poderá ser no domingo (13), na segunda-feira (14) e no domingo (20), das 8 às 12h e das 14 às 19h. A Asas pede contribuição espontânea para auxiliar no custeio do projeto, que é mantido por doações.
No sábado (19), às 14h, haverá a exibição do episódio da minissérie A Casa das Sete Mulheres, que retrata o transporte do Seival e seu uso na Revolução Farroupilha por Giuseppe Garibaldi. A mostra é uma parceria com o Sesc e será no deck do Trapiche do Laranjal, onde a réplica estará atracada.
Caminhos de Garibaldi
O Projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi, que está sendo desenvolvido pela ASAS – Associação Socioambiental Amigos do Seival, visa a construção da réplica do Barco Seival com o objetivo de promover estudos, discussões e debates acerca da história da região e do Rio Grande do Sul ao que se refere ao movimento Farrapo.
O projeto visa atender a população da região, professores, pesquisadores, alunos e demais interessados no tema que identifica as cidades que traçaram o caminho de Garibaldi.
A partir de fevereiro de 2022 a embarcação teve deslocamento pela Laguna dos Patos para ficar sediada por determinados períodos nos municípios que fazem parte desse trajeto.
Assim, Pelotas ingressa nesse projeto educacional para contar sua história com a estada do Barco Seival em novembro de 2022 pelo período de 10 dias compreendidos ente 11 e 20.11.2022, atracado no Quadrado, para visitação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares com um calendário de visitação à embarcação que contempla exposição e vídeos de conhecimento e valorização do Patrimônio Histórico e Ambiental
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário