Cinco pessoas foram contempladas para vista técnica na obra da Nave central que também mostrou detalhes da remodelagem do altar mor da igreja
Como forma de ressaltar a importância das obras de restauro da Catedral São Francisco de Paula ao longo do ano, um concurso cultural selecionou cinco pessoas para uma visita técnica à obra. A arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, conduziu o grupo pelo percurso que iniciou pelo interior da igreja e finalizou no telhado, onde as obras estão finalizando o lado sul da cobertura. “Vimos como uma oportunidade de ressaltar cada etapa do projeto, desde os princípios da construção arquitetônica até as minúcias de cada uma das etapas”, destaca.
“O que a Catedral representa para você?
Através do perfil do Instagram @catedraldepelotas os seguidores responderam à pergunta: “O que a Catedral representa para você?”. Os autores das cinco respostas mais criativas foram convidados ao tour técnico.
O grupo foi formado pelo estudante de ensino médio, Gustavo Novack, a estudante de arquitetura Sara Farias, o estudante de psicologia Kalleu, o museólogo Maurício Pinheiro e a conservadora e restauradora Olga Cabral.
”Diferente da tradicional visitação que escolas e turistas fazem, esta foi uma oportunidade de compreender os bastidores do que fazemos e também com uma visão macro, já que o grande momento foi quando os levamos aos trabalhos do telhado”, complementa Simone.
Em virtude deste aspecto mais técnicos a visita teve um número limitado de vagas, além das questões de segurança. O concurso cultural deverá se repetir em 2023, quando a obra entra no restauro da parte norte da cobertura.
O restauro da Nave central é financiado via Pró-cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio da Josapar, apoio de Biscoitos Zezé e Arrozeira Pelotas e produzido pela Perene Patrimônio Cultural.
Altar remodelado
Em dezembro a Comissão de Restauro da Catedral celebra também uma grande conquista: a reestruturação do altar mor da igreja.
O espaço celebrativo ganhou novo mobiliário seguindo a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) para a liturgia. Segundo o pároco da igreja, Luiz Boari, o simbolismo de cada peça é fundamental para a compreensão desse espaço. “Ao ingressarmos pela porta do templo adentramos ao espaço que, pela beleza, harmonia e silêncio está repleto de “falas” de Deus e nos conduz ao sagrado, ao divino”, observa.
O retábulo da Catedral tem estilo clássico e data de 1950, quando ocorreram as obras de ampliação da igreja. Com mais de 30 tipos diferentes de mármores, o material é procedente da cidade de Bergamo, na Itália.
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