Em preparação para a oitava edição do Poa Jazz Festival, o Instituto Ling receberá, a partir deste mês, cinco shows gratuitos com grandes nomes internacionais, nacionais e locais que representam o gênero.
O preview, realizado pelo centro cultural em parceria com Branco Produções e Grezz, precede o grande evento, marcado para acontecer de 24 a 26 de novembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.
Preview
A agenda de aquecimento para o festival inicia neste sábado, dia 23 de setembro, às 16h, com o multipremiado saxofonista argentino Gustavo Musso, que se junta a um time de músicos gaúchos e catarinenses, formado por Luiz Mauro Filho (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Bruno Braga (bateria), para interpretar standards e clássicos de diferentes períodos do jazz, assinados por compositores como Miles Davis, Duke Ellington, Sigmund Romberg, Dorothy Fields e Jimmy McHugh.
Depois, será a vez do Duo Mitre subir ao palco no dia 30 de setembro, sábado, às 19h. Formado pelas irmãs mineiras Luísa Mitre ao piano e Natália Mitre no vibrafone e na percussão, a dupla equilibra o refinamento técnico da música de concerto com o balanço da música popular brasileira em composições próprias, além de destacar a produção feminina de artistas como Léa Freire, Débora Gurgel, Tânia Maria, Clarice Assad e Chiquinha Gonzaga.
Em seguida, no dia 14 de outubro, sábado, às 16h, o centro cultural receberá o Café Trio, formado por três dos maiores nomes da música instrumental gaúcha: o baixista Nico Bueno, o pianista Luiz Mauro Filho e o baterista Kiko Freitas. O grupo interpretará obras de Lars Jansson e Bill Evans, além de prestar uma homenagem ao compositor e multi-instrumentista carioca João Donato, que faleceu no último mês de julho.
A quarta atração da programação especial será o renomado compositor, pianista e arranjador mineiro Tulio Mourão, em apresentação solo no dia 26 de outubro, quinta-feira, às 20h. O repertório do recital reúne uma seleção de composições de grandes nomes da música nacional e internacional, que vão de Caetano Veloso a Lennon e McCartney, passando por Sting, Eric Clapton, entre outros.
O encerramento do preview será no dia 4 de novembro, sábado, às 16h, com o quinteto liderado pelo pianista gaúcho Ras Vicente. Ao lado do baterista Martin Estevez, do guitarrista Pedro Moser, do contrabaixista Matheus Pasqualli e do saxofonista Ronaldo Pereira, ele tocará músicas autorais e temas de alguns dos maiores pianistas do jazz, como Bill Evans, McCoy Tyner e Herbie Hancock.
Os shows de Gustavo Musso, Café Trio e Ras Vicente Quarteto serão realizados ao ar livre, em frente ao Instituto Ling, sem necessidade de inscrição prévia. Em caso de chuva, as apresentações acontecerão nos mesmos dias e horários, em um espaço fechado, dentro do prédio, com distribuição de senhas por ordem de chegada. Já os shows do Duo Mitre e de Túlio Mourão acontecerão no auditório do centro cultural, com lugares limitados e inscrições prévias pelo site www.institutoling.org.br, a partir de dois dias antes de cada apresentação.
Poa Jazz Festival
Maior festival de jazz do sul do país, reconhecido como “Melhor Festival de Música do Brasil”, no Prêmio Profissionais da Música, em 2017 e 2019, o evento já trouxe a Porto Alegre músicos como John Surman, Ralph Towner, Rudresh Mahantappa, Paquito D’Rivera, Mauricio Einhorn, Gilson Peranzzetta, Pau Brasil, Raiz de Pedra, Trio Corrente, Paulo Belinatti, Marco Pereira, Delvon Lamarr Organ Trio, Cande y Paulo, entre outros grandes nomes da cena jazzística nacional e internacional.
As atrações do Preview Poa Jazz Festival
Gustavo Musso (Argentina): começou sua jornada musical no clarinete aos seis anos e mais tarde migrou para o saxofone. Após concluir seus estudos na Argentina, aprimorou suas habilidades na Berklee College of Music, em Boston, onde estudou com Eric Marienthal, saxofonista da Electrick Band, de Chick Corea. De volta ao seu país de origem, participou de grupos como La Big Band del Jazz Club, de Buenos Aires, e a Escalandrum, banda com a qual se apresentou em mais de 30 países, em eventos renomados como o Festival de Jazz de Montreal e o Festival de Cape Town. Recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Gardel, Prêmios Konex de Platino e indicações ao Grammy. Por três anos consecutivos, foi eleito o melhor saxofonista soprano da Argentina pelo diário La Nación, além de ser escolhido como artista destaque da década pela Fundación Konex. Tem quatro álbuns solo e contribuiu em mais de 50 discos.
Duo Mitre (Brasil): é formado por Luísa Mitre, premiada pianista, compositora e arranjadora mineira, e por Natália Mitre, que atua ativamente como baterista, percussionista e vibrafonista. Ambas possuem bacharelado e mestrado em música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Luísa lançou seu primeiro álbum autoral, Oferenda, que recebeu o Prêmio Marco Antônio Araújo de melhor disco instrumental autoral de Minas Gerais lançado em 2018. Também atua com o quinteto que leva o seu nome e é integrante do grupo de choro Toca de Tatu. Natália é integrante e fundadora do sexteto de berimbaus Arcomusical Brasil e também faz parte do grupo Semreceita, do quinteto de sua irmã, do sexteto de Davi Fonseca, dos grupos Artur Andrés Ensemble e Bendito Jazz (com trio Amaranto) e do Duo Foz, com o guitarrista PC Guimarães.
Café Trio (Rio Grande do Sul): Nico Bueno é baixista, produtor e também integrante da banda de bossa e jazz Delicatessen, que tem quatro discos lançados e premiados no Prêmio da Música Brasileira e no Açorianos de Música. Luiz Mauro Filho é pianista, compositor e arranjador, contemplado em 2021 com o Prêmio Açorianos de melhor instrumentista. Colabora com Nei Lisboa desde 1999, em discos e shows, e já atuou ao lado de nomes como Geraldo Flach, Guinga, Pedro Mariano e Luiz Melodia. Kiko Freitas é baterista gaúcho com trajetória nacional e internacional e já lecionou como professor convidado em prestigiadas instituições na Suécia, Holanda, Alemanha e Estados Unidos.
Túlio Mourão (Brasil): fez parte da banda Mutantes, na fase do rock progressivo, e colaborou com artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Fagner. Sua abordagem musical instrumental é fundamentada em uma construção melódica sólida e sua experiência como premiado autor de trilhas sonoras se reflete em temas que transcendem a mera improvisação. O artista busca uma identidade pessoal e original na música instrumental brasileira, incorporando influências que variam da música erudita aos cânticos religiosos da tradição sacra e popular de Minas Gerais. Como pianista, explora uma abordagem mais brasileira e rítmica, criando uma dinâmica envolvente entre as mãos esquerda e direita, resultando no estilo apelidado de “jazzmineiro”.
Ras Vicente Quinteto (Rio Grande do Sul): Ras Vicente é pianista e compositor gaúcho. Transita na cena instrumental e integra os projetos Kula Jazz, Sinatra 1915 Tribute, Original Tons, entre outros. Bacharelando em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, é também professor de piano. Já trabalhou com diversos artistas da cena do jazz, hip hop e reggae, muitas vezes fundindo esses estilos. Desenvolveu também projetos ao lado de nomes como Jorginho do Trompete, Melina Vaz, Luis Vagner, Ras Bernardo e das bandas Sessão Viva, Motivos Óbvios, Qse, GrooV.I e Petit Poá.
O preview da oitava edição do Poa Jazz Festival tem realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, Branco Produções, Grezz e Instituto Ling, com patrocínio da Crown Embalagens.
Preview Poa Jazz Festival 2023
Gustavo Musso (Argentina) – Dia 23 de setembro, sábado, às 16h
Duo Mitre (Brasil) – Dia 30 de setembro, sábado, às 19h
Café Trio (Rio Grande do Sul) – Dia 14 de outubro, sábado, às 16h
Túlio Mourão (Brasil) – Dia 26 de outubro, quinta-feira, às 20h
Ras Vicente Quinteto (Rio Grande do Sul) – Dia 4 de novembro, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito
Acesso aos shows
Os shows de Gustavo Musso, Café Trio e Ras Vicente Quarteto serão realizados ao ar livre, em frente ao Instituto Ling, sem necessidade de inscrição prévia. Em caso de chuva, as apresentações acontecerão nos mesmos dias e horários, em um espaço fechado, dentro do prédio, com distribuição de senhas por ordem de chegada. Já os shows do Duo Mitre e de Túlio Mourão acontecerão no auditório do centro cultural, com lugares limitados e inscrições prévias pelo site www.institutoling.org.br, a partir de dois dias antes de cada apresentação.
Classificação etária: Livre
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.
Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Fonte: Jéssica Barcellos
Leia também: The Beatles Tribute no Theatro Guarany em Pelotas no dia 29 de setembro
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário