Thiago Ramil faz show de lançamento do projeto Sereno Canto, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre


Evento celebra o podcast Sereno Canto, que mescla música com contos, histórias e temas folclóricos. O músico Thiago Ramil recebe os artistas participantes do projeto no dia 22/09, a partir das 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Conversamos com exclusividade com o Thiago para saber mais. Confira!

Através de contos regionais e estórias inéditas, o podcast Sereno Canto apresenta sete episódios que tratam da serenidade que ambienta o momento do sono. Para o espetáculo de lançamento, música e narrativa se complementam, com a presença dos convidados da série: o psicólogo Raul Jung; a Kujá (pajé) do povo Kaingang, Iracema Gah Téh Nascimento; a violinista, compositora e professora Clarissa Ferreira; o educador social Maurício Alves; a professora indígena Mbyá-Guarani, Maria Ortega; o professor, ator e dramaturgo Pedro Bertoldi e a fundadora e coreógrafa do Afro-Sul Odomodê, Iara Deodoro.

A estética e sonoridade de Sereno Canto valoriza o ato de embalar, cantarolar e criar universos ao preparar a si mesmos e aos outros para o dormir. Com isso, o Acalanto torna-se uma ferramenta sensível e eficaz no tratamento de questões relacionadas à saúde mental de pessoas de todas as idades, como ansiedade e distúrbios do sono. No palco, o músico Thiago Ramil interpreta as composições criadas para o podcast, contando com a participação dos músicos Dona Conceição e Clarissa Ferreira.

“Em termos gerais, os acalantos são muito diversos, pois estão presentes em muitas e diferentes culturais pelo mundo”, destaca Thiago.  “Todavia algumas características são marcantes como o embalo cíclico e ritmado, o andamento lento, a melodia doce, a voz sussurrada …  Penso que um aspecto importante é a questão do repetição cíclica da estrutura da música, a manutenção de um pulso (andamento) lento e estável, pois é algo que traz segurança entre a presença (do som) e a ausência (do som)”, completa o músico.

O projeto Sereno Canto tem propostas múltiplas. No dia 22/09, também será disponibilizado online um álbum visual da série de episódios, no canal do Youtube do projeto: https://www.youtube.com/@serenocanto. No site do projeto, estará acessível o livro digital com ilustrações e as histórias escritas. O link é https://www.serenocanto.com.br/.

Acalantos acompanham o músico desde cedo

Thiago relembra a sua aproximação com o gênero do acalanto: “A referência dos acalantos vem do berço mesmo. A minha avó materna, Dona Dalva sempre cantou e contou histórias pra gente antes de dormir. Minha mãe também manteve essa prática conosco e isso, certamente inspirou esse trabalho. O projeto acabou surgindo na interface entre a música e a psicologia (área que me graduei), iniciamos esse trabalho em 2012 como um projeto de extensão universitária, em que realizávamos (eu e o Raul Jung) atividades de acalanto em que contávamos histórias e cantávamos canções em uma casa de acolhimento vinculada ao município de Porto Alegre”.

Voltada para o sossego e a calma, a atividade do show é livre para todos os públicos, com indicação para a infância e juventude. Com ambientação intimista, o intuito é provocar relaxamento e reflexão. E, mais ainda, o processo de criação no projeto foi impactante para a carreira de Ramil. Ele comenta pois que “o trabalho de pesquisa e prática do acalanto é algo que me influenciou muito como compositor e cantor. No âmbito da composição, sempre me interessou a ambivalência entre leva e peso presente nas canções de ninar, onde uma melodia doce, muitas vezes, abre espaço para uma temática densa. Isso é algo que carrego como uma importante referência no meu trabalho como compositor. No âmbito do cantar, a emissão da voz em tom sussurrando, íntimo e leve é também uma importante característica que levei para o meu trabalho como cantautor”.

O show Sereno Canto acontece às 20h, no dia 22/09, no Theatro São Pedro. Tem entrada gratuita, com retirada de ingresso na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h, até o limite de quatro ingressos por CPF. No dia do evento, os tickets podem ser retirados na bilheteria do TSP, uma hora antes do show.

O projeto cultural de podcast, álbum visual e livro digital tem curadoria de Thiago Ramil e Geórgia Macedo e produção de Geórgia e Lorena Relva. O projeto tem patrocínio master da Companhia Zaffari e patrocínio do Banrisul, através da Lei de Incentivo da Secretaria de Cultura do RS e Governo do Estado (PRÓ-CULTURA) – @proculturars e @sedac_rs)

Saiba mais:

As informações sobre todos os episódios e os links para ouvir estão disponíveis no site https://www.serenocanto.com.br Para participar e contratar atividades sócio-culturais do Sereno Canto em escolas e centro de ensino, o contato pode ser feito no site e pelo Instagram do projeto.

E FIQUE DE OLHO:

A agenda de Thiago Ramil não para. Ele nos conta quais as próximas atividades:

“Além das questões do Sereno Canto, tenho prevista uma circulação pelo Sudeste com o espetáculo “Insistir em Acreditar” junto com o músico e compositor Dona Conceição, a qual se encerra com show no SESC TIJUCA (RJ) dentro da programação do Edital SESC CONVIDA.

Em suma, há previsão de que até o final do ano sejam feitas apresentações do projeto Casa Ramil em São Paulo e no Rio de Janeiro em show de lançamento do álbum recentemente disponibilizado nas plataformas de streaming. Também irei realizar a circulação com espetáculo “Goj Tec Goj Ror – Água Redendo e Comprida” na qual assino a composição da trilha e faço a execução ao vivo”. Imperdível.

SERVIÇO SERENO CANTO

Show Sereno Canto

Dia: 22/09

Horário: 20h

Local: Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Ingressos: GRATUITO – Retirada de ingresso na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h, até o limite de quatro ingressos por CPF. No dia do evento, os tickets podem ser retirados na bilheteria do TSP, uma hora antes do show.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*