Espetáculo de dança-teatro dirigido por Maria Falkembach e protagonizado por Gessi Könzgen e Jão Cruz revê a história da cidade de Pelotas, sob a perspectiva de personagens negras e da cultura milenar africana.
A obra trata da força, da fé, da dor e da superação do preconceito racial no cotidiano de Pelotas. Gessi Könzgen e Jão Cruz performam a si mesmos e também se transmutam e, assim, louvam antepassados. Denunciam a história glamourosa e o cotidiano dessa cidade (no sul do sul do Brasil), forjada pelo racismo e pelo trabalho escravizado. Seus corpos e vozes não deixam dúvida: Pelotas é preta.
Idealizado por Gessi e Jão, o espetáculo é uma produção do grupo Tatá. Em outubro deste ano o coletivo recebeu o Prêmio Pretas Potências — Artes Cênicas — pelo desenvolvimento desse trabalho. Foi o estímulo que faltava para retomar os ensaios da obra presencial e programar uma temporada de estreia.
A versão em filme de Axêro foi lançada em 2022 e, desde então, tem sido exibida em diversos eventos e escolas, produzindo intenso debate e reflexão. Agora, retomando o espaço cênico e a relação de proximidade com o público, o grupo acredita que as pessoas irão acessar outras nuances da toda a pesquisa realizada: pesquisa histórica e corporal numa perspectiva afro-referenciada.
Axêro também tem como objetivo dar vez e voz às mulheres. A direção é de uma mulher, Maria Falkembach, e o texto, de uma mulher negra, Gessi Könzgen, que escreve a partir das próprias vivências e forja seu protagonismo ao longo do processo.
O Prêmio Pretas Potências, realizado pela Preta Hub, reconhece histórias, artistas e profissionais do campo da Economia Criativa que resistiram ao momento da pandemia, fortalecendo a coletividade negra e representatividade da nossa cultura.
O grupo Tatá foi criado em 2009, sob coordenação da artista e professora Maria Falkembach, como um espaço de criação cênica para alunos dos cursos de Dança e Teatro da UFPEL. Suas obras anteriores marcaram a cena artística de Pelotas e região: Tatá Dança Simões (2010), Terra de Muitos Chegares (2013), e Quando Você me Toca (2018). Em 2020, o grupo criou sua primeiro videodança: Endless – ou esqueci de lembrar. Em 2022, lançou a obra Quando Você me Toca – versão em vídeo e Axêro – o filme, adaptação da obra cênica Axêro para a linguagem audiovisual.
Portfólio do grupo: http://grupotata.blogspot.com/
Ficha Técnica:
Direção: Maria Falkembach; Texto: Gessi Könzgen; Dramaturgia: Maria Falkembach e Gessi Könzgen; Elenco: Gessi Könzgen e João Cruz; Preparação Corporal: Manoel Lutthiery e Cleyce Colins; Cenografia: Mauricio Ploenals; Figurino: Taís Prestes; Trilha sonora: grupo Tatá e Álvaro Rosacosta; Canções: Gessi Konzgen; Produção da trilha sonora: Leandro Maia e Álvaro Rosacosta; Desing de luz: João Cruz; Maquiagem: Ludmila Coutinho; Operação de som: Maria Falkembach e Cleyce Colins; Operação de Luz: Renan Brião; Design de identidade visual: Valder Valeirão; Fotos: Luis Fabiano Gonçalves; Produção: Bruna Oliveira e grupo Tatá.
> SERVIÇO:
QUANDO: 30/11, quinta-feira, e 1º e 02/12, sexta-feira e sábado, às 20h.
ONDE: Outro Dances – espaço-sede da Cia. de Dança (Praça Sete de Julho, 36, Sala 102 – em frente ao Mercado Público de Pelotas)
QUANTO: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)
INGRESSOS ON-LINE: https://forms.gle/9s8Nc7ihaADhxVNM7
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
APOIO: Centro de Artes – UFPEL e Outro Dances
Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário