Com o título “Democracia, Cultura e Sociedade: O Cinema Político de Zeca Brito”, seleção exibe gratuitamente sete longas dirigidos pelo cineasta bajeense.
Bagé (RS) – O Centro Histórico Vila de Santa Thereza recebe a mostra “Democracia, Cultura e Sociedade: O Cinema Político de Zeca Brito”, que começa no dia 7 de março (quinta-feira) e vai até 9 de março (sábado). Serão exibidos sete longas-metragens dirigidos pelo cineasta natural de Bagé, todos títulos premiados e alguns e dois deles inéditos na cidade.
A mostra abre na quinta-feira, 7 de março, às 10h, com “Glauco do Brasil” (2015), documentário sobre a vida e obra do pintor gaúcho Glauco Rodrigues (1929-2004); e segue às 14h30min com “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro” (2017), produção que acompanha o legado de um dos maiores jornalistas do Brasil.
No segundo dia (8), serão projetados três filmes: “Grupo de Bagé” (2018), às 10h, sobre os artistas locais Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves; “Trinta Povos” (2020), às 14h30min, que investiga as missões jesuíticas na América Latina; e o inédito “Arte da Diplomacia” (2023), às 19h, sobre o envio de pinturas de artistas modernistas brasileiros para o Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial.
No último dia (9), serão exibidos“Legalidade” (2019), às 16h, que dramatiza o movimento liderado pelo governador Leonel Brizola, e “Hamlet” (2022), às 19h, que une ficção e documentário ao retratar as manifestações estudantis de 2016. O último chega às salas comerciais de todo o Brasil também em março.
“A produção audiovisual do diretor riograndense Zeca Brito nos convida a imergir em particularidades da cultura brasileira”. define a curadora Natássia D’Agostin Alano, docente da UNTREF (Argentina). “O resultado é um cinema político e potente, que educa sem incorrer à didatização. Suas obras – verdadeiros diálogos entre diferentes tempos –, manifestam um cineasta profundamente comprometido com a realidade brasileira, a transformação social, a humanidade, e a própria arte cinematográfica”, conclui.
Ainda no mês de março, a mostra será exibida na Argentina no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA) e Instituto Guimarães Rosa, com apoio da Universidade Nacional Tres de Febrero (UNTREF).
Em Bagé, as atividades serão realizadas com recursos do Edital 01/2023 – Apoio ao Audiovisual – da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Bagé e da Secretaria Municipal de Cultura. A mostra “Democracia, Cultura e Sociedade: O Cinema Político de Zeca Brito” tem apoio da Associação Pró-Santa Thereza e IFSUL Campus Bagé.
Serviço
O que: Mostra “Democracia, Cultura e Sociedade: O Cinema Político de Zeca Brito”
Onde: Teatro Santo Antonio – Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães) – Bagé (RS)
Quanto: Entrada franca.
Programação:
07/03 (qui), 10h – “Glauco do Brasil” (2015) – trailer;
07/03 (qui), 14h30min – “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro” (2017) – trailer;
08/03 (sex), 10h – “Grupo de Bagé” (2018) – trailer;
08/03 (sex), 14h30min – “Trinta Povos” (2020) – trailer;
08/03 (sex), 19h – “Arte da Diplomacia” (2023);
09/03 (sex), 16h – “Legalidade” (2019) – trailer.
09/03 (sex), 19h – “Hamlet” (2022) – trailer.
Filmes:
“Glauco do Brasil”
Livre | 2015 | Documentário | 1h30m
O filme mostra a vida e a obra do pintor gaúcho Glauco Rodrigues (1929-2004). Considerado por teóricos e artistas um dos maiores artistas plásticos do Brasil, a trajetória de Glauco é retratada por meio de uma série de entrevistas, imagens de arquivo e de depoimentos de críticos e amigos.
“A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro”
12 anos| 2017 | Documentário | 1h30m
Boêmio. Provocador. Sedutor. Revolucionário. Além de idealizador do “Pasquim”, Tarso de Castro foi um dos maiores jornalistas do Brasil. Ao investigar sua vida, vem à tona a história de um país embriagado pela ditadura e pela censura, onde o sonho de democracia nascia de uma geração libertária.
“Grupo de Bagé”
Livre | 2018 | Documentário | 1h15m
O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 1940, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.
“Trinta Povos”
14 anos | 2020 | Documentário | 1h18m
“Trinta Povos” aborda o tema das missões jesuíticas na América Latina. Um legado composto por ruínas, museus, povoados e costumes. Nativos e invasores discutem arte, religião e política nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, unidos por um passado artístico comum, o Barroco Jesuítico Guarani.
“Arte da Diplomacia”
12 anos | 2023 | Documentário | 1h27m
Arte da Diplomacia é um documentário dirigido por Zeca Brito que investiga o envio pelo Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, de 168 pinturas doadas por 70 artistas do Modernismo para serem exibidas e leiloadas em grandes instituições de arte do Reino Unido. O longa procura encontrar novos significados para a arte moderna brasileira durante o período, descobrindo a história por trás da doação das artes.
“Legalidade”
14 anos | 2019 | Drama | 2h02m
Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.
“Hamlet”
12 anos | 2022 | Drama/Documentário | 1h27m
Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o jovem Hamlet tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário