“Meretrizes” é o único espetáculo gaúcho selecionado para o “Festival de Curitiba”


Catarina Domenicci e Liane Venturella em cena — foto: Laura Testa

O espetáculo Meretrizes é a única montagem gaúcha selecionada para o 32° Festival de Curitiba, um dos principais eventos de artes de cênicas do país. Celebrando os 10 anos do Projeto Gompa, a peça será exibida nos dias 29 e 30 de março, sexta-feira e sábado, às 20h30min, no Teatro Paiol (Rua Cel. Zacarias, 51 — Porto Velho, Curitiba), integrando a Mostra Lucia Camargo. A atração foi uma das primeiras da programação a ter os ingressos esgotados. 

Dirigida por Camila Bauer, essa produção aborda a prostituição feminina no Rio Grande do Sul. Histórias que são interpretadas pela atriz Liane Venturella e sonorizadas ao vivo pela pianista Catarina Domenicci

— Para nós, é uma alegria poder levar Meretrizes para o Festival de Curitiba. Uma curadoria afinada que privilegia temas urgentes como o direito de escolha da mulher, questões que lidam com o preconceito e que abrem brechas pra arte produzida fora do eixo central do Brasil, trazendo relações entre sul e norte. O festival já está sendo um sucesso e nós ficamos felizes que os ingressos para o espetáculo se esgotaram rapidamente, atestando o interesse do público em conhecer as histórias dessas mulheres — comemora a diretora Camila Bauer

Por quase um ano, Camila e Liane conversaram com dezenas de profissionais do sexo para construir o roteiro e a dramaturgia da peça. A produção utiliza uma linguagem pouco explorada nas artes cênicas locais, o teatro documental. Parte dos depoimentos colhidos durante a pesquisa são projetados em áudio ou vídeo durante as apresentações. Os relatos abordam diferentes fases de uma das primeiras profissões do mundo e da capital gaúcha também: a prostituição no porto, os cafetões da Praça da Alfândega, os ataques da polícia contra a “vadiagem” e a exposição de corpos como objetos de desejo na internet. O que nunca mudou foi o preconceito. 

Duas profissionais do sexo com diferentes visões dessa profissão também fazem participações especiais na peça: a jovem Paula Assunção e Soila Mar, que atua há mais de 40 anos nas ruas de Porto Alegre. O caráter performático busca fazer o espectador perceber como estamos próximos dessas realidades, cotidianamente silenciadas. 

> MERETRIZES — FICHA TÉCNICA:

Direção: Camila Bauer; Elenco: Liane Venturella; Participações Especiais: Paula Assunção e Soila Mar; Trilha Sonora Original e Piano ao vivo: Catarina Domenicci; Pesquisa em História Oral e Dramaturgismo: Juliana Wolkmer; Dramaturgia: Camila Bauer Liane Venturella, a partir dos relatos de diferentes profissionais do sexo; Figurino: Liane Venturella; Iluminação e Vídeografia: Isabel Ramil; Produção Administrativa: Fabiane Severo; Consultoria: Paula AssunçãoMonique Prada e Soila Mar; Realização e Produção: Projeto Gompa; Apoio: NEP (Núcleo de Estudos sobre a Prostituição) e Fatal Model.

Espetáculo conta com depoimentos em vídeo de profissionais do sexo — foto: Laura Testa

> SERVIÇO:

QUANDO: 29 e 30/03, sexta-feira e sábado, às 20h30min.

ONDE: Teatro Paiol (Rua Cel. Zacarias, 51 — Porto Velho, Curitiba)

QUANTO: ingressos esgotados

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 18 anos

DURAÇÃO: 90 minutos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*