Prestes a completar 30 anos de carreira, grupo de rock realiza show e ações formativas na Escola Estadual do Areal e na Casa da Música, para alunos e integrantes das orquestras juvenis pelotenses
Do rock ao erudito, passando pelo regionalismo gaúcho, em uma reunião entre gerações de músicos de diferentes estilos. Integrados, a banda e as orquestras de jovens realizam projeto que é um encontro de referências bem variadas.
De um lado, a banda Doidivanas que, desde 1995, apresenta sua trajetória marcada pela fusão de ritmos em composições autorais, em um repertório que tem sido chamado de rock bagual.
De outro, a Orquestra Estudantil do Areal, que completa 10 anos em 2024, sendo um destaque na cidade e Estado, pelo trabalho disciplinado e lúdico que oferta aprendizado e instrumentalização para jovens da Escola Estadual de Ensino Médio Areal e, ainda, a Orquestra Estudantil Municipal, formada por alunos de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, ambas coordenadas e regidas pela professora Lys Marcia Ferreira.
As atividades educativas vão ocorrer entre 25 e 29 de abril, sendo a primeira, no dia 25, quinta-feira, às 15h, na Casa da Música de Pelotas (localizada no pavilhão ao lado da antiga Estação Ferroviária, na Praça Rio Branco), com palestra do baterista Rodrigo dMart e o vocalista Felipe Mello, sobre a criação musical. No dia 29, segunda-feira, às 11h, na Escola Estadual de Ensino Médio Areal, a Doidivanas realiza um show para a comunidade escolar, gratuitamente. À tarde, o grupo ministra uma palestra de incursão nos ritmos variados de suas músicas. A proposta é mostrar a história da banda, destacando os diferentes rumos e opções profissionais que os músicos seguiram.
Em 2023, já foram realizados encontros musicais com o guitarrista Daniel Conceição. O músico e publicitário Daniel “Cuca” Moreira, responsável pela editoria gráfica da banda, conversou com os participantes da Orquestra sobre as artes dos discos e as tendências visuais aplicadas nos clipes. Completa a Doidivanas o baixista Rodrigo Osório.
As atividades seguem durante todo o ano, com ações que envolvem artistas, como o arranjador João Marcos Negrinho Martins. A coordenação é de Lys Marcia, junto da banda Doidivanas. A produção cultural é de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, com financiamento do Procultura de Pelotas.
SERVIÇO:
DOIDIVANAS E ORQUESTRAS ESTUDANTIS DE PELOTAS
Quinta-feira (25/04):
15h – Encontro com alunos das orquestras
Estação Casa de Música – Largo Portugal, 37 – Centro, Pelotas
Segunda-feira (29/04):
11h – Show Doidivanas
15h/18h – Encontro/Palestra
Escola Estadual do Areal – Av. José Domingos de Almeida, 2684, Areal, Pelotas
SAIBA MAIS
Leia a notícia completa no site da Imagina Conteúdo Criativo.
Desde 2008, na área de produção cultural, a Imagina Conteúdo Criativo, coordenada por Yara Baungarten e Rodrigo dMart, presta consultoria e desenvolve projetos em artes visuais, música, literatura, histórias em quadrinhos, vídeo, televisão, fotografia, arquitetura, folclore e patrimônio cultural.
Faça um comentário