O Gramado Cineclube estreou no fim de junho passado, exibindo duas animações: o curta gaúcho “Leonel Pé de Vento” e o longa-metragem mineiro “Chef Jack”. A plateia teve ótimo público formado por famílias e crianças do Projeto Sapeca, e foi realizada no bairro Piratini – fortemente atingido por deslizamentos em maio. No domingo, na Várzea Grande, o público assistiu ao curta Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro, ganhador do Urso de Prata em Berlim, e ao longa Antes do Prato, documentário nacional com produção do Greenpeace.
O projeto segue para mais exibições nos bairros, em ação de descentralização da cultura, sempre no último fim de semana de cada mês.
A novidade de deste mês de julho será o recurso de audiodescrição durante o filme “Café com Canela”, ganhador de três prêmios no Festival de Brasília. Marcelo, advogado gramadense que é deficiente visual, já confirmou presença. A obra, de 2017,”fala sobre luto e sobre como o aquilombamento pode ajudar a passar por isso”, destaca Márilin Ferreira, uma das curadoras do Gramado Cineclube. É estrelada por Valdinéia Soriano e Babu Santana e tem direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio. A sessão acontece no Ginásio Perinão, no sábado, 27, às 19h, com entrada franca e classificação de 14 anos.
Já no domingo a exibição, também gratuita, será na praça do bairro Moura, com o premiadíssimo “Porto dos Mortos”, de 2010, dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro. Filmado em Porto Alegre, retrata um mundo devastado e habitado por zumbis. Detalhe: a obra é independente e surgiu antes do sucesso mundial de “The Walking Dead”. Após o filme, teremos debate com o produtor de Porto dos Mortos, Isidoro B. Guggiana. A classificação é de 18 anos e a Praça Isaias Elias de Moura fica na Rua das Margaridas, 174, em frente ao CAIC e UAB.
Serviço:
Dia 27 de julho de 2024 (sab) no Ginásio Mun. de Esportes Perinão (Av. Borges de Medeiros, 3940 – Centro) | 18h;
Dia 28de julho de 2024 (dom) na Praça Isaias Elias de Moura (R. das Margaridas, 174 – B. Moura ) | 18h, com debate após a sessão com o produtor do filme Porto dos Mortos, Isidoro B. Guggiana.
As sessões iniciam às 18h, são abertas ao público e, após os filmes, é realizado debate conduzido pelos cineclubistas e convidados.
O Gramado Cineclube está sendo realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo de Gramado – Ação de Cinema Itinerante. Apoio: Prefeitura de Gramado, Palácio do Kikito, Epuã Produções e Rádio do Canella. Realização: Vó Zezé e Ministério da Cultura/Governo Federal.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário