Nesta quinta-feira, 1º de agosto, acontece a abertura da exposição Individual de Luka Vargas “Exercícios para Intimidade”, na Galeria A Sala, às 17h30min, no Centro de Artes da UFPel.
“Exercícios para Intimidade” por Martha Gofre
O que nos mostra o espelho ao olharmos para ele? Essa é uma pergunta pessoal e intransferível, contudo, acreditamos que nesse vislumbrar, há sempre um processo de descoberta a ser desvelado.
Em Exercícios para intimidade, primeira individual de Luka Vargas, somos convidados a uma experiência estética que se coloca, em grande medida, a partir de pontuações que exploram o contato. Um movimento de aproximação formado pelo imaginário de quem olha, impulsionado aqui pelo convite das obras a um jogo de sedução.
É próprio do campo da escultura as relações de materialidade, em um primeiro momento porque precisamos entender a sustentação daquilo que se estrutura no mundo. Os modos de colocar peças em pé, as elaborações para a monumentalidade. Esse repertório é o que permite avançarmos através de outras escalas, chegarmos a um questionamento, feito através de nosso próprio corpo que diz das diferentes formas de ocupar os espaços – a fragilidade vem como a outra face para as elaborações possíveis.
Ao nos colocarmos nessa direção, o contato pode ser entendido como o que se presentifica pela pele, mas também, como aquilo que deixou memória nessa superfície primeira, informando o corpo todo. Se para alguns artistas essa memória qualifica certa melancolia, nas obras de Vargas há o uso de escolhas mais exuberantes, uma elegância provocadora.
Nessa produção estamos entre a paleta de rosas, vermelhos e marsalas que convocam a carne – lábios e mucosas, pontos que orientam nossa atenção. Ainda reconhecemos o brilho, a transparência, a sensação daquilo que é úmido, como tatilidades que ganham forma frequentemente através de dobras e sobreposições que vão da delicadeza do bordado à justaposição de elementos.
Exercícios para intimidade dá nome ao conjunto de trabalhos expostos, mas também, nos sinaliza algo que envolve uma prática, um movimento ou um treinamento para que se tenha certo desempenho através do que toca aos interesses pessoais.
Volto então ao momento de encontro com o dispositivo que abre esta apresentação, este objeto refletor que nos permite um enfrentamento, ou ainda, nas próprias palavras do poeta português Luís Miguel Nava “Às vezes, estranhando-me em um espelho, consigo dar nele duas ou três braçadas sucessivas.” É nessa interioridade inescapável que os exercícios para intimidade ganham forma.
Exposição “Exercícios para Intimidade”
Exposição Individual de Luka Vargas
Abertura: 1º de agosto às 17h30
Visitação: do dia 1º de agosto até 30 de agosto de 2024
Local: Galeria A Sala – R. Cel. Alberto Rosa, 62 – Centro, Pelotas
A SALA
Galeria de Arte do Centro de Artes desde 2001 vem atuando ininterruptamente dentro de uma proposta de ser, no espaço acadêmico, um local de promoção de novos artistas, de propagação da produção de professores e artistas formados pela UFPel e por outras instituições brasileiras e do exterior. Por outro lado, possibilita um local para ampliar a formação de mediadores e professores formadores de público para a arte, por sua atuação com projetos de mediação artística com os espectadores, em geral, e com escolas, em específico.
Leia também: 13º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2025
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário