O premiado espetáculo gaúcho Frankinh@ — uma história em pedacinhos será exibido em São Paulo este mês. Dirigida por Camila Bauer, a montagem do Projeto Gompa poderá ser vista nos dias 27 e 28 de setembro, respectivamente, às 10h e às 17h30min, no Teatro Leopoldo Fróes, que fica no Centro Cultural Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. As apresentações, que integram a programação do Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude, fazem parte do programa Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do início das sessões.
A atração mescla teatro, dança, narração e música para contar a história de um criador e sua criatura. Inspirado na obra Frankenstein, de Mary Shelley, a peça fala de solidão, bullying, amizade, criatividade e aceitação das diferenças, trazendo ainda recursos de ciências e ilusionismo. A montagem tem 45 minutos de duração e classificação etária de 6 anos.
Em maio, a produção foi exibida no Teatro de Havana, em Cuba, durante o 21º ASSITEJ Congresso Mundial e Festival de Artes Cênicas para Crianças e Jovens. Este ano, Frankinh@ — uma história em pedacinhos também venceu o Prêmio Olhares da Cena nas categorias de melhor direção (Camila Bauer), dramaturgia (Camila Bauer e Marco Catalão), ator (Thiago Ruffoni) e iluminação (Ricardo Vivian). O elenco conta ainda com Fabiane Severo e Liane Venturella.
>> Frankinh@ — uma história em pedacinhos
Frankinh@ — uma história em pedacinhos é inspirado nas personagens e situações da obraFrankenstein, de Mary Shelley. A história, que já é um clássico entre diferentes gerações, funciona como ponto de partida para falar de infância, crescimento, perda, isolamento, bullying, amizade, criatividade e aceitação de si mesmo e dos outros.
Victor Frankenstein é um jovem esquisito e solitário que, quase sem querer, acaba criando alguém para lhe fazer companhia, desafiando os limites da ciência e de sua própria idade. No entanto, a criatura não sai exatamente como ele queria. Afinal, quase nada sai como a gente deseja. Victor precisa entender que Frankinh@ tem vontades próprias e é bem diferente do que ele imaginava. Mas que isso não era ruim. Muito pelo contrário, essa era uma coisa divertida. Assim, os dois vivem juntos grandes aventuras e passam a se transformar e a aceitar suas diferenças.
O grupo mescla narração, teatro, dança, artes visuais e trilha sonora original para reinventar a primeira obra de ficção científica da história. A peça coloca a arte em diálogo com a ciência, a biologia, a literatura e a física, despertando o imaginário da criança e sua capacidade criativa. A direção é de Camila Bauer, e o elenco, formado por Fabiane Severo, Liane Venturella e Thiago Ruffoni.
>> Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena.
Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das leis federal, estaduais e municipais de incentivo à cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou dois mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de um milhão de pessoas.
>> Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais pelo site: www.famb.org.br.
>> SERVIÇO:
QUANDO: 27/09, sexta-feira, às 10h, e 28/09, sábado, às 17h30min.
ONDE: Teatro Leopoldo Fróes do Centro Cultural Santo Amaro (Av. João Dias, 822 — Santo Amaro, São Paulo)
QUANTO: gratuito
DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS: No dia das apresentações, a partir de uma hora antes das sessões.
DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO: a partir dos 6 anos
Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário