Ansiedade Contemporânea e o Vazio Existencial – Play-Beckett une dança e teatro na celebração dos 18 anos do GRUPOJOGO no CHC Santa Casa


Play-Beckett
Play Beckett - Foto: Rafael Avancini

O espetáculo criado originalmente em 2009, retorna aos palcos em comemoração ao aniversário do grupo, trazendo de volta o elenco original composto por Gustavo Susin e Alexandre Dill, com coreografia e iluminação de Igor Pretto, e direção conjunta de Alexandre Dill e Igor Pretto.

O espetáculo aborda a ansiedade contemporânea, explorando a constante necessidade de estar sempre em atividade e a dificuldade de lidar com o vazio da existência e do próprio “fazer”. Inspirado nos poemas de Samuel Beckett, a montagem combina dança e teatro, fruto de um processo que une texto teatral a um intenso treinamento físico, com movimentos coreográficos que se integram aos diálogos.

Em 2010, a peça foi premiada com o Prêmio Açorianos na categoria de Melhor Iluminação em Dança. Samuel Beckett, conhecido por suas obras que exploram a espera e a incerteza, como Esperando Godot, serve de base para este espetáculo. Poemas como “Que Palavra Será”, “O Calmante”, “Que Faria?” e “Sobressaltos” foram referências importantes na construção do espetáculo, que também incorpora influências do teatro físico e técnicas de movimento inspiradas em Rudolf Laban e Vsevolod Meyerhold.

Play-Beckett

Play Beckett – Foto: Rafael Avancini

Após 15 anos de sua estreia, Play-Beckett retorna aos palcos em um momento especial para o GRUPOJOGO, que, ao longo de sua trajetória, consolidou-se como uma das principais referências culturais de Porto Alegre, com foco em pesquisas voltadas para a digitalidade e virtualidade nas artes cênicas.

Desde 2015, o GRUPOJOGO conta com um núcleo pedagógico de artistas docentes, que oferece oficinas de teatro com base em suas investigações artísticas, visando formar novos talentos na cena teatral de Porto Alegre e compartilhando metodologias e técnicas presentes no trabalho do grupo. Ao longo dos anos, o grupo já realizou mais de setenta oficinas, atingindo a marca de 10 espetáculos de conclusão da Oficina de Criação e Montagem, que acontecem semestralmente.

Sinopse: X e Y, personagens que surgem do universo de Samuel Beckett, navegam por um mundo dominado pela espera infinita, pela ausência de lógica nas rotinas e pela incerteza histórica e espacial. São andarilhos existenciais que enfrentam os desafios de um mundo aparentemente sem sentido e a dificuldade de se comunicar com o outro.

Play-Beckett explora as contradições da dramaturgia moderna por meio de uma fusão singular de dança, teatro, música e palavra falada, integrando influências de Rudolf Laban, Vsevolod Meyerhold e o teatro físico. O espetáculo terá única apresentação no dia 09 de outubro, às 20h, no Teatro do CHC Santa Casa. Para mais informações, acesse www.grupojogo.com.br.

Espetáculo Play-Beckett – Enquanto Espero, Jogo
Data: 09 de outubro de 2024
Hora: 20h
Local: Teatro do CHC Santa Casa – Porto Alegre RS
Duração: 55 minutos 
Classificação: Livre para todos os públicos

Ficha Técnica:

Direção, Concepção e Roteiro: Alexandre Dill e Igor Pretto
Coreografia e Iluminação: Igor Pretto
Intérpretes: Alexandre Dill e Gustavo Susin
Cenário: Bruno Salvaterra
Figurino: Alexandre Dill
Operação de Som: Lucca Simas
Operação de Luz: Igor Pretto
Designer Gráfico: Matheus Abreu
Vídeos: Gabriel Pontes e Yasmin Souza
Produção: Jennifer Ribeiro
Realização: GRUPOJOGO

Fonte: Jennifer Ribeiro

Leia também: “Latinoamerica Drama”: Juliano Guerra faz retrato da América Latina em música com participação de Vitor Ramil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*