Pelotas terá programação especial para celebrar a cultura afro-brasileira


Mestre Churrasco irá ministrar uma oficina de capoeira — foto: Valder Valeirão

O projeto Povo que Ginga e Gira — idealizado pelo Mestre Jarrão, com a participação de Iya Gisa d’Oxalá e Pai Bahiano de Oxalá — celebrará as tradições ancestrais e vai promover a cultura afro-brasileira, reunindo o povo de terreiro e o povo da capoeira em Pelotas. De 21 a 24 de novembro, o evento oferecerá uma programação gratuita e aberta ao público com oficinas, rodas de capoeira, rituais e homenagens.

Na programação do dia 21 de novembro o Mestre Jarrão irá ministrar oficina no Instituto Louis Braille às 14h. Já no dia 22 de novembro, a oficina vai ser às 14h na APAE.

No dia 23 de novembro, as ações serão abertas a toda a comunidade e com os convidados especiais do projeto. As atividades vão acontecer no Museu do Doce. Haverá oficinas de capoeira com Mestre Churrasco e Mestre Preto e oficina de Teatro Negro com o diretor teatral e dramaturgo Jessé Oliveira.  

Mestre Churrasco é um dos pioneiros da capoeira no Rio Grande do Sul. Entre 1972 e 1976, iniciou sua jornada na Capoeira sob a orientação do Mestre Henri Carlos Xavier da Silva (Mestre Cal). Nos anos 1970, fundou o grupo de capoeira Zumbi dos Palmares, contribuindo para a difusão e valorização desta arte ancestral. 

No dia 24 de novembro, o projeto terá encerramento em um palco montado em frente ao Mercado Público de Pelotas, reunindo toda a equipe. A programação começará com a presença marcante de Iya Gisa d’Oxalá e Pai Bahiano de Oxalá, incluindo uma homenagem especial a Iya Cristiana d’Oyá, falecida em setembro de 2024. Em seguida, Êmily Passarinho e Davi Batuka apresentarão seu pocket show. 

O evento continuará com uma oficina aberta de capoeira conduzida por Mestre Jarrão, seguida por uma oficina de Danças Negras ministrada por Naiane Ribeiro. Um dos momentos mais simbólicos será a Roda Vermelha, uma roda de capoeira dedicada à honra dos ancestrais. Para finalizar, acontecerá o rito de iniciação e troca de cordel, culminando na Puxada de Rede, uma dança tradicional da capoeira que retrata a pesca, celebrando nossa herança cultural.

>> Sobre o Projeto: 

Povo que Ginga e Gira tem como missão salvaguardar os ofícios de Mestre de Capoeira, Babalorixá e Iyalorixá, promovendo o resgate e a valorização dos saberes e fazeres das comunidades tradicionais. O projeto reforça a importância do aquilombamento, preservando a cultura negra, a religião de matriz africana e as rodas de capoeira.

Na equipe do projeto, estão Mestre Jarrão, Iya Gisa d’Oxalá, Pai Bahiano de Oxalá. Os mestres de capoeira convidados são Mestre Churrasco, Mestre Preto. Os oficineiros são Naiane Ribeiro, Priscilla Couto, Josiane Franken, Maria Falkemback e Jessé Oliveira. Os aprendizes de Griô são Linfout, Auere, Êmily Passarinho e Mari Pereira. Na coordenação de produção estão o Mestre Jarrão e Alexandra Dias.

>> Programação completa:

21 de novembro (quinta-feira)

  • Oficina de capoeira com Mestre Jarrão no Instituto Louis Braille, às 14h.

22 de novembro (sexta-feira)

  • Oficina de capoeira com Mestre Jarrão na APAE, às 14h.

23 de novembro (sábado)
Atividades abertas ao público no Museu do Doce (Praça Cel. Pedro Osório, 8):

  • Oficina aCORda Cena com Jessé Oliveira.
  • Oficina de capoeira com Mestre Churrasco.
  • Oficina de capoeira com Mestre Preto.

Oficinas abertas e gratuitas! Vagas limitadas!
Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/y2r6ao5E6CAvqcHZA

24 de novembro (domingo)
Encerramento em frente ao Mercado Público:

  • Abertura com Iya Gisa d’Oxalá e Pai Bahiano de Oxalá, incluindo uma homenagem especial à Iya Cristiana d’Oyá, falecida em setembro de 2024.
  • Pocket show com Êmily Passarinho e Davi Batuka.
  • Oficina aberta de capoeira com Mestre Jarrão.
  • Oficina aberta de Danças Negras com Naiane Ribeiro.
  • Roda Vermelha: uma roda de capoeira em honra à ancestralidade negra.
  • Rito de iniciação e troca de cordel Povo que Ginga.
  • Puxada de Rede: dança tradicional da capoeira, encerrando a celebração.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*