Não é de hoje, que o Sofá busca alçar novos e mais altos voos. E agora, chegou o momento de compartilhar com seu tão estimado público as nova realizações do coletivo que atua na cidade desde 2012 e que já realizou mais de 100 edições de eventos em Pelotas.
Pra quem acompanha a movida do Sofá na Rua não é novidade que o coletivo tem buscado formatos diversos para a aplicação de sua tecnologia. Enquanto rede articulada, já ultrapassou as fronteiras municipais, estaduais e até internacionais.
No RS, o Sofá na Rua tem forte atuaçao em Jaguarão, Chuí, Santa Vitória do Palmar e Bagé, localidades que além de possuir equipes formadas, já executou edições do evento. Fora do estado do RS, possui equipes e edições do evento executadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro.
É válido ressaltar que o Sofá na Rua já atravessou a fronteira do Brasil com o Uruguai e propiciou seu primeiro evento fora do território nacional, em Rio Branco/UY.
Novas equipes estão em constante formação, ampliando a rede de fazedores culturais para localidades diversas. As próximas equipes a serem formadas são em Poa (no bairro Restinga), Rio Grande e Morro Redondo.
Durante o ano de 2024, o Sofá esteve presente nos bairros da nossa cidade, formou novas equipes nos territórios da metade sul e está executando o Festival Fronteiras Artísticas, um festival itinerante em cidades de fronteira com o Uruguai. Tudo isso, sem perder a essência propulsora do movimento.
O Sofá na Rua é muito mais do que os eventos que executa. É ocupação do espaço público propiciando a fruição das diversas estéticas artísticas com gratuidade. É o debate sobre o direito à cidade! É geração de emprego e renda para os fazedores e as fazedoras de cultura das cidades que encampam a iniciativa. É colaboração.
Festival Sofá na Rua Pelotas
Nessa primeira edição na cidade de Pelotas, o Festival Sofá na Rua Pelotas através de uma linda parceria entre o @institutoheliodangola e a coordenação da Rede Sofá na Rua Brasil – Eixo Sul garante um lindo encontro celebrativo no Quadrado!
O Instituto Hélio D’ Angola é sinônimo de resistência pura. O ponto de cultura, com mais de 32 anos de atuação em cultura e educação na Comunidade das Doquinhas, enfrentou um período desafiador de mais de três meses fechado por conta da enchente. Ressurgindo das águas, o Instituto se une ao Sofá na Rua para celebrar esse momento de vitória e resiliência!!!
O Sofá na Rua, assim como o Instituto Hélio de Angola, antigo Katanga’s Bar, fazem parte do imaginário de quem vive e/ou viveu a efervecência do Porto de Pelotas. Queremos através dessa parceria, relembrar o legado que ambos movimentos deixam pra nossa Pelotas.
As equipes do Sofá na Rua são formadas por produtores e gestores de cultura, técnicos, artistas, educadores e artivistas. Em Pelotas, quem está a frente da iniciativa é Renata Pinhatti que responde pela coordenação da Rede Sofá na Rua Brasil Eixo Sul e Isadora Passegio, produtora executiva do Sofá na Rua Pelotas e também integrante do Instituto Helio D’ Angola.
Festival Sofá na Rua Pelotas
Quando: Domingo, 24 de Novembro de 2024
Horário: das 15h às 21h
Local: Quadrado em frente ao Instituto Hélio d’Angola
Programação
15:00 Abertura oficial
15:30 Gambano
16:30 Batucantada
17:30 Zion Trem (Rio Grande)
18:30 Samba de Terreiro
20:00 The Castaways
Leia também: “Latinoamerica Drama”: Juliano Guerra faz retrato da América Latina em música com participação de Vitor Ramil
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário