Evento inédito, gratuito e aberto ao público discutirá as demandas e os desafios das instituições e agentes culturais da cidade para os próximos anos
De 4 a 7 de fevereiro de 2025, a cidade de Bagé será palco do Fórum Municipal de Governança Cultural, um evento inédito, gratuito e aberto ao público, que discutirá as demandas e os desafios das instituições e agentes culturais da cidade para os próximos anos. As atividades marcam o retorno da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) ao Palacete Pedro Osório, que centraliza as atividades do fórum e reunirá especialistas, gestores culturais e artistas do Brasil, Argentina e Uruguai, além da comunidade local, para debater e promover ações voltadas à valorização da cultura e da economia criativa da região. Com uma programação diversificada, o fórum contará com mesas de debate, masterclass, estudo de caso, visita guiada e experiência imersiva sobre temas como patrimônio cultural, turismo, arte-educação e as culturas populares do Pampa.
No dia de abertura, terça-feira, a programação inicia com a masterclass de Henilton Menezes, da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Governo Federal, que apresentará uma análise detalhada da Lei Rouanet, seus desafios, avanços e impacto econômico, além de discutir o papel da legislação no fomento à cultura brasileira e suas implicações para os artistas e produtores culturais no contexto atual. Menezes também será homenageado pelo evento em reconhecimento à sua importante contribuição ao setor cultural brasileiro ao longo de décadas.
A programação traz ainda mesas de debate sobre turismo e economia criativa, fomento e governança cultural, gestão de espaços culturais, além de discussões sobre as culturas populares e ações afirmativas. Na lista de palestrantes também estão agentes culturais como Renato Savoldi (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE), Yves Marcel Seraphim (IPHAE), Maria Samara (Secretaria de Cultura do Pernambuco), Vitor Ortiz (Voz Cultural), Ana Fagundes (Guiga Experiências Criativas), Andrés Pias (Proyecto Verde-Celeste), Angelica Seguí (Fronteira Criativa), Miguel Mestre (Intendência de Cerro Largo), Diego Groisman (Casa Bacca), Murilo Tartaglia (Casa Moema), Carmen Barros (Museu Dom Diogo de Souza), Jussara Carpes (ex-Secretária de Cultura de Bagé), Maria Luiza Pêgas (Associação Pró-Santa Thereza), Elidiane Lobato (Secretária de Turismo de Bagé), Vitor Ortiz (Voz Cultural), Eliane Pacheco (Museu da Lã), Luciana Neves da Fontoura (Diretora de Economia Criativa de Bagé), Elvira Nascimento (EcoArte), Marly Meira (EcoArte)z, Adriana Gonçalves (Educadora Audiovisual), Flávia Rocha (Academia Internacional de Cinema), além de artistas como Negra Jaque (Hip-Hop TV), Kim Paz (Batalha do Brete), Mestre Biju (Associação Bageense de Capoeira) e Zava MC (músico).
Entre os locais que receberão as atividades estão o Palacete Pedro Osório, a Casa de Cultura Pedro Wayne, Museu Dom Diogo de Souza e Estância Paraizo. O credenciamento será realizado no Palacete Pedro Osório, sem a necessidade de inscrição prévia.
Com debates urgentes e necessários para o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento sustentável da região, o Fórum Municipal de Governança Cultural de Bagé visa consolidar a cidade como um polo de referência em governança e economia criativa no Bioma Pampa. “O Fórum é a nossa oportunidade de encontrar com a comunidade para debater temas que estarão presentes na gestão ao longo do ano. Buscamos aprimorar nossa governança, conhecer boas práticas e exemplos positivos que possam ser aplicados em Bagé. Oportunidade de aprofundar os vínculos com Governo do Estado e Governo Federal através das políticas da Cultura”, pontua Zeca Brito, Secretário de Cultura de Bagé.
Serviço: Fórum Municipal de Governança Cultural de Bagé
Data: 04 a 07 de fevereiro de 2025
Locais: Palacete Pedro Osório, Casa de Cultura Pedro Wayne, Museu Dom Diogo de Souza e outros.
Evento gratuito.
Programação completa no link da bio @bage.secult
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário