Arte contemporânea, tipografia e a conexão não linear entre artista e espectador são os temas da Mostra Icon
Do que são feitos os artistas e como eles são reconhecidos pelos próprios trabalhos? A conexão artista-espectador e seu legado é uma das tônicas da mostra temática Icon, realizada de 11 a 17 de março de 2022 na Boomer Gallery de Londres. A curadoria traz trabalhos de artistas de todos os continentes, incluindo os do brasileiro Roger Monteiro.
Na galeria, vizinha à icônica Tower Bridge, Monteiro apresenta as primeiras imagens do seu projeto Bad Typography. A série propõe que os caracteres tipográficos se comportem fora das regras estritas da tipografia em busca de novas relações entre eles enquanto, ao mesmo tempo, não precisem abdicar do seu caráter semântico. No seu trabalho, as letras dispostas, aparentemente de forma aleatória, apresentam-se quase como em uma coreografia.
“Eu gosto de dizer que Bad Typography é um grande parque de diversões onde as letras, essas formas tão onipresentes nas nossas vidas ao ponto de muitas vezes se tornarem invisíveis, podem brincar livremente e cometer suas travessuras longe de qualquer julgamento”, reforça o designer.
Assim, Monteiro estabelece no traço e na forma a conexão com o espectador. Em alguns casos, as pessoas enxergam palavras diferentes, mesmo que essa não seja intenção original. “Essa obra traz três elementos fortes do meu trabalho como designer: o traço, a tipografia e a percepção de que o padrão não linear também promove produção de sentido e este, por sua vez, também não é igual para todos”, comenta.
Bad Typography – crédito Roger Monteiro
Sobre o artista
Roger Monteiro nasceu no final dos anos 1070 em Porto Alegre (RS). Descreve-se como alguém que costuma achar beleza no meio da desordem e nas delicadas relações que emergem do caos. Além de designer gráfico, Monteiro também é escritor e roteirista, com alguns curtas-metragens premiados. Você pode conferir o trabalho de Roger Monteiro em seu site oficial.
Sobre a Galeria
Boomer é uma galeria criada por um grupo de artistas britânicos com o objetivo de transcender o hiato entre culturas e países, estimulando conexões. A galeria é situada no coração artístico de Londres, local cosmopolita, em que Francis Bacon e Freddy Mercury costumavam trabalhar e frequentar. Site oficial.
Serviço
Roger Monteiro na Mostra Icon
Boomer Gallery, Londres, Inglaterra, Reino Unido
De 11 a 17, de março de 2022.
Peças Expostas
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário