Artista plástico pelotense, Mario Schuster participa de exposição na Finlândia


Artista plástico pelotense
Sobre solidão de Mario Schuster

O artista plástico gaúcho Mario Schuster participa da exposição “EncertArt”, na Ava Galleria Varkaus, uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinque (Finlândia).

Com curadoria de Edson Cardoso, a mostra reúne obras de artistas latino-americanos e europeus até o dia 29 de fevereiro.

Mario Schuster

Artista plástico pelotense

Mario Schuster – autorretrato

Schuster nasceu em 1955, em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, onde passou a infância em contato com a natureza e observando o comportamento dos animais. Ainda pré-adolescente, Mário começou a frequentar as aulas de desenho e pintura do artista Nesmaro (Nestor Marques Rodrigues, 1917-1981).

No entanto, seu percurso artístico não se limitou às artes visuais, pois ele também se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, mesma universidade onde ingressou no Bacharelado em Artes Visuais, graduando-se em Pintura.

Artista plástico pelotense

Atualmente, o artista trabalha em seu estúdio Laguna Atelier & Espaço de Arte, localizado na praia do Laranjal, em Pelotas, onde promove exposições, debates sobre arte, além de oferecer residências artísticas para outros artistas em busca de inspiração.

Consciente do mundo ao seu redor, pesquisa referências em situações cotidianas e na natureza, a partir de suas observações diárias, incorporando-as às suas criações artísticas. Seu trabalho abrange diversas mídias, incluindo pinturas, desenhos, música, videoclipes e filmes. Ele procura retratar os sentimentos humanos que caracterizam nossa sociedade contemporânea nesses tempos líquidos, como a solidão urbana, a violência urbana, a desigualdade social e o racismo.

Visibilidade internacional

Com uma abordagem tão atual, sua arte conquistou visibilidade internacional. Ele já realizou uma residência artística na ArtHouse Holand, em Leiderdrop, e exibiu suas obras em diversos locais de destaque em outros países. Suas exposições incluem cidades como Pelotas, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Buenos Aires, México, Barcelona, Lisboa, Amsterdam, Leiden e Helsinque.

Na exposição “EncertArt”, o artista está presente com duas obras que reafirmam seu compromisso em trarar questões sociais e humanas: 82 tiros e Sobre solidão.

Artista plástico pelotense
Ficha técnica: Sobre solidão Tec. Acrílica sobre tela Dimensões.  160 X 200 cm Ano 2016

Segundo a historiadora e crítica de Artes Visuais Neiva Bohns, os desenhos e pinturas de Mario Schuster trazem o olhar de um artista/cientista, atento observador dos fenômenos do mundo contemporâneo. Nas pinturas, suas pinceladas rápidas expressam um universo pessoal cheio de inquietudes. São registros de um mundo em crise, feito de instabilidades, de riscos e de perspectivas difusas. São autorretratos de todos nós, que coabitamos esse tempo, em que todas as certezas se evaporam e as esperanças se manifestam sempre nos pequenos atos.

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005, é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como na ONU, em Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrossel do Louvre, em Paris.

Exposição EncertArt
Local: Ava Galleria Varkaus – Finlândia
Visitação até 29 de fevereiro de 2024
Dias e horários: quarta a domingo das 14h às 18h
Curadoria: Edson Cardoso

Fonte: Simone Lersch

Leia também: Festival Internacional Sesc de Música foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas em sua 12ª edição

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*