Produção gaúcha da Cia. Incomode-Te estará em cartaz no Itaú Cultural, na capital paulista, de 14 a 19 de junho. Composta por 11 histórias, instalação em formato de cristaleira reproduz a rotina de moradores de um condomínio durante a pandemia.
Experiência visual, sonora e imaginativa, a instalação multimídia Edifício Cristal vai ser exibida este mês em São Paulo. Assinada pelo grupo teatral gaúcho Cia. Incomode-Te, essa inusitada produção é composta por uma cristaleira interativa que reflete o cotidiano de um condomínio vivendo em quarentena durante a pandemia. São onze histórias e uma rotina diferente em cada apartamento. Tudo ilustrado com miniaturas, locuções e iluminação minimalista. A visitação estará aberta ao público de 14 a 19 de junho – terça-feira a sábado das 11h às 20h e domingo das 11h às 19h – na Sala Multiuso do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bella Vista, São Paulo). A entrada é gratuita.
A produção estreou em maio de 2021 em Porto Alegre, onde já foi exibida na Casa de Cultura Mario Quintana, no Multipalco Eva Sopher/Theatro São Pedro, na Cinemateca Capitólio, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e no Complexo Fecomércio-RS Sesc/Senac.
Quando: de 14 a 19/06 – de terça-feira a sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 19h
Onde: Sala Multiuso do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo)
Quanto: gratuito
Capacidade da Sala: quatro pessoas por vez
Classificação Etária: livre
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.incomode-te.com e pelas redes sociais (@incomodete)
A Instalação Interna:
Edifício Cristal foi idealizado pela atriz Liane Venturella e surgiu bem antes da pandemia. Os cenários das histórias foram concebidos a partir do lixo reciclado dos integrantes da trupe. Outra curiosidade é que cada artista trabalhou sozinho, em isolamento social, comunicando-se somente em reuniões por vídeo chamadas. Mesmo sendo composta por adereços em formato reduzido, a produção tem todos os elementos de uma montagem teatral. A trilha sonora original é assinada por Angelo Primon. Juan Quintáns está à frente da engenharia de som. Todo o projeto luminotécnico e a automação é de Ricardo Vivian e a cenotécnica, de Matheus Grimm.
É um verdadeiro espelho do nosso cotidiano, exatamente como um condomínio. Cada apartamento tem um número e, para escutar o que se passa lá dentro, basta apenas colocar os fones de ouvido, escolher a unidade, apertar um botão e acompanhar a locução que acontece paralelamente a automação de iluminação programada para o apartamento escolhido, nas vozes dos atores Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella, Letícia Vieira e Nelson Diniz.
Uma experiência visual, sonora e aberta à imaginação do público. É que os episódios não são ilustrados por bonecos ou vídeos. A partir da narração do elenco, da trilha sonora, da iluminação e da cenografia criada para cada ambiente, o espectador será convidado a embarcar em uma viagem na qual terá o desafio delinear os protagonistas na sua própria mente: um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros.
Ficha Técnica
Idealização: Liane Venturella; Concepção de interiores: Liane Venturella e Nelson Diniz; Textos: Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz; Locuções: Carlos Ramiro Fensterseifer, Letícia Vieira, Liane Venturella e Nelson Diniz; Cenotécnica: Matheus Grimm; Projeto Luminotécnico e Automação: Ricardo Vivian; Trilha Sonora: Angelo Primon; Desenho de Som: Juan Quintáns; Assessoria de Imprensa: Léo Sant´Anna; Fotos: Alex Ramirez; Identidade Visual: Ricardo Petry; Produção: Primeira Fila Produções; Realização: Cia. Incomode-Te.
Fonte: Léo Sant´Anna
Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário