Atividade gratuita acontece de 16 de setembro a 14 de outubro 2022 na CCMQ
O mais longevo cineasta gaúcho em atividade, com mais de sessenta anos de carreira, Ivo Czamanski, ministrará a última turma da oficina Direção de Fotografia, a ser realizada toda sexta-feira, das 14h às 17h, de 16 de setembro a 14 de outubro. As aulas são presenciais no espaço do Laboratório Iecine Odilon Lopes, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link forms.gle/WLvDHjZNZm6M3PPh6.
O Instituto Estadual de Cinema é o órgão público da Secretaria de Estado da Cultura que oferece cursos e atividades de formação profissional na área do audiovisual, além dos editais de fomento e políticas públicas. O cineasta já foi diretor da instituição por cerca de 10 anos. “Depois de 60 anos de cinema, atuando como Diretor de Fotografia em centenas de produções, a oportunidade de voltar a colaborar com o IECINE e com o cinema gaúcho é uma grande satisfação, da mesma forma que representa mais um desafio: o de compartilhar minha experiência profissional e de vida com as pessoas que apreciam a sétima arte e têm interesse nesta área da cultura que, para mim, sempre foi apaixonante,” destaca Ivo.
Programa
– Apresentação da trajetória do Diretor de Fotografia e apresentação dos alunos e suas expectativas.
– Introdução a diversos itens que fazem parte da atuação do Diretor de Fotografia: o que faz um diretor, fundamentos da imagem, conhecendo câmera e lentes, equipamentos de luz.
– Arte de trabalhar LUZ e SOMBRA: poesia da luz, correção de contraste, cor e brilho.
– Visita ao Museu de Comunicação Hipólito José da Costa: MUSEU DO CINEMA, que tem a curadoria de Ivo Czamanski. Análise da história dos equipamentos que marcaram a trajetória do cinema no século passado: câmeras, projetores, refletores, películas, equipamentos em geral.
– Diferenças entre PELÍCULA e DIGITAL .
– Entendendo como é feita a direção de fotografia para documentários, entrevistas, cinema e publicidade.
– Contraste, volume e cor.
– Linguagem cinematográfica.
– Estudo aprofundado sobre Lentes: grande angulares e teleobjetivas.
– Movimentos de câmera.
– Filtros de câmera.
– Estudo e observação de equipamentos em sala: câmeras, iluminação, fotômetro.
– Estudo aprofundado sobre LUZ: análise da fotografia de filmes, uma breve história da iluminação, técnicas de iluminação, equipamentos utilizados, direção de luz, natureza da luz, intensidade da luz, luz natural – o sol e a sombra, luzes artificiais, chroma Key.
– Projeção de trechos de filmes do diretor.
– Observação sobre história do filme, o processo de produção e dificuldades resolvidas na fotografia.
Filmes a serem analisados:
– Netto e o Domador de Cavalos
– Os Senhores da Guerra
– Produções do Teixeirinha P&B (o que muda quando o filme não tem cor?)
– Documentário Palestina Brasileira
– Movimentos de câmera
– Papel de cada profissional em uma produção audiovisual e as principais figuras num SET DE FILMAGEM
– Profissionais que têm relação direta com o DIRETOR DE FOTOGRAFIA (diretor do filme, diretor de arte, assistentes, produtores, roteiristas, etc)
– Produção de imagens em cenas de INTERIOR e EXTERIOR pelos alunos, para análise das diferenças e dificuldades em relação ao trabalho da fotografia de cinema.
– Análise detalhada do ponto de vista da FOTOGRAFIA das cenas captadas, produzidas e dirigidas pelos participantes do curso.
– Encerramento.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
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