A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) sedia até domingo (20/10), a quinta edição do Festival Cinema Negro em Ação. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o evento traz filmes, laboratório de consultoria para cineastas negros e homenagens a personalidades importantes do cinema nacional, além das Mostras Especial e Competitiva. Todas as atividades são gratuitas.
Toda a programação de filmes concorrentes nas mostras competitivas será exibida hoje (19/10), na TVE, a partir das 21h10min, e amanhã, a partir das 23h30min. As produções também estarão disponíveis na Todes Play até quarta-feira, 23.
Na noite de sábado, o Jardim Lutzenberger sedia, às 20h, a Mostra Competitiva: Noite dos Videoclipes, com discotecagem do coletivo porto-alegrense O Bronx.
No domingo será projetado na Sala Eduardo Hirtz, às 14h, “Flores do Cerrado” (MG), de Cida Reis e Cristiane Lage, último longa da mostra competitiva, seguida de curtas, às 15h. Na mostra especial, às 16h, serão exibidos episódios das séries “Filhos da Liberdade” (2024), de Mariani Ferreira e Fabrício Cantanhede, e “Centro Liberdade” (2024), segmento dirigido por Cleverton Borges, e o curta “O Tempo” (2023), de Ellen Rocha. Às 17h30, acontece debate com os diretores convidados Cleverton Borges, Davi de Oliveira Pinheiro, Ellen Rocha e Mariani Ferreira.
O evento termina na sala Bruno Kiefer, às 19h, com a premiação e homenagem à Renata Martins.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário