Dirigido pelo panamenho Frank Spano, Pessoas Humanas estreia nacionalmente no dia 14 de setembro. Rodado em Chicago (EUA), Medelín (Colômbia) e na Cidade do Panamá, o longa-metragem é um thriller que aborda o tráfico internacional de órgãos humanos. Conhecido pelo público brasileiro, o ator Roberto Birindelli é um dos destaques do elenco.
Baseado em fatos reais, o roteiro foi criado a partir de uma pesquisa realizada pelo próprio diretor, incluindo sobreviventes desse tipo de crime. O protagonista é James (Luis Fernández), um imigrante que mora há 35 anos em solo norte-americano, onde passou a integrar uma organização criminosa. Agora, ele precisa voltar à sua terra natal, Medelín, com um único objetivo: conseguir um fígado e contrabandeá-lo de volta para os Estados Unidos. Nessa viagem, ele encontra outros criminosos, como o brasileiro João, vivido por Biridelli, e revive memórias de seu próprio passado violento.
— Foi o meu primeiro longa no Panamá, estou no terceiro. Amei a dinâmica do lugar e Medelín foi ainda mais incrível. Hoje, a cidade é um exemplo de inclusão social. O filme retrata uma realidade que mora na esquina da nossa casa. Vale a reflexão — afirma Roberto Birindelli.
Pessoas Humanas é uma coprodução Brasil, Panamá e Espanha. Além de Birindelli, a equipe brasileira é formada pelos produtores Beto Rodrigues e Tatiana Sager da Panda Filmes, pelo ator Fernando Muniz, pelo técnico de som Márcio Câmara e por Kiko Ferraz, responsável pela finalização de som.
— Este filme inaugura uma relação de cooperação com o Panamá, país centro-americano com o qual o Brasil nunca havia coproduzido. E, nesse caso, incluindo também a participação da Espanha. Uma parceria vital para fortalecer nossos laços transcontinentais e abrir espaço ainda maiores para a presença da produção brasileira no mercado internacional — explica o produtor Beto Rodrigues.
O longa foi exibido no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e no Festival de Cinema Latino de Chicago (EUA), em 2018; no Festival de Cinema Ibero-Latino de Trieste (Itália) e no Encontro de Cinema Ibero-Americano do Cairo (Egito), em 2019; e no Encontro de Cinema Ibero-Americano de Mumbai (Índia) e no Encontro de Cinema Ibero-Americano de Viena (Áustria), em 2021.
> INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Gênero: Drama/Thriller
Idiomas: Inglês, espanhol e português
Duração: 93 minutos
Classificação etária: 16 anos
Coprodução: Brasil/Panamá/Espanha
> FICHA-TÉCNICA:
Direção: Frank Spano; Roteiro: Frank Spano e Pedro García Rios; Elenco: Luis Fernández, Roberto Birindelli, Fernando Muniz, Alex O’Dogherty, Maria Cecilia Sánchez, Ramiro Meneses, Robi Duran e William Kalinak; Trilha Sonora: Sergio Rojas; Direção de Fotografia: Gabo Guerra; Direção de Arte: Marisabel Muñoz; Produtores: Frank Spano, Beto Rodrigues, Tatiana Sager, Fernando Muniz, César Mártinez, José Luis Dominquez e Luis Pacheco; Montagem: Carlos Revelo; Finalização de som: Kiko Ferraz; Assistência de Direção: Jhojaddy Ramirez; Técnico de Som: Márcio Câmara; Produção Executiva: Marcela Bejarano; Produtores Associados: Juan Urquijo e Steven A. Jones; Realização: Garra Producciones (Panamá), Panda Filmes (Brasil), FM Produções (Brasil), Dexiderius Producciones (Espanha), Golmersa PC (Espanha) e Jaguar Films (Panamá).
> SOBRE O DIRETOR:
Cineasta há 30 anos, o panamenho Frank Spano participou de mais de vinte coproduções internacionais como ator, diretor e produtor. Possui mestrado em roteiro e direção pela Escuela de Cine y Televisión Septima Ars, de Madri. Hora Menos (2011) é o seu longa-metragem de maior sucesso e conquistou o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias.
Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário