‘Oeste Outra Vez’ e ‘A Transformação de Canuto’ encerram MOSTRA FRAPA


Cena de "Oeste Outra Vez" - crédito: O2 Play

Atração gratuita termina neste sábado (14/12) com exibições ao ar livre na Praça dos Açorianos e sessão acessível na Sala Eduardo Hirtz

Em cartaz desde o final de outubro, a MOSTRA FRAPA chega ao fim esta semana. As últimas sessões ao ar livre acontecem neste sábado, dia 14 de dezembro, com “Oeste Outra Vez”, às 15h, e “A Transformação de Canuto”, às 17h, na Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra), no Centro Histórico. No mesmo dia, o primeiro título será projetado com recursos de acessibilidade, às 14h, na Sala Eduardo Hirtz (CCMQ). Mesmo em caso de chuva, as projeções ao ar livre serão realizadas no mesmo local e horários previstos, em estrutura coberta disponibilizada pela produção do evento. Todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.

“A Transformação de Canuto”, roteiro de Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho, Miguel Antunes Ramos, Patrícia Ferreira e Ralf Ortega, foi eleito o melhor filme gaúcho no 52º Festival de Cinema de Gramado. Rodado na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, a produção retrata uma pequena comunidade Mbyá-Guarani e a lenda do Canuto: um homem que muitos anos atrás se transformou em uma onça e morreu. O longa também venceu melhor filme no IDFA (Holanda), maior festival do gênero documental do mundo.

Grande vencedor do último Festival de Cinema de Gramado, o drama “Oeste Outra Vez”, roteiro de Erico Rassi, retrata o sertão de Goiás, onde homens rudes e incapazes de lidar com suas próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Aclamado pela crítica, o filme traz em seu elenco Babu Santana, Ângelo Antônio e Antonio Pitanga. Ticiano Osório do jornal Zero Hora classificou o longa, ainda inédito no circuito comercial, como o “melhor faroeste do ano”.

MOSTRA FRAPA

Em formato inédito este ano, a MOSTRA FRAPA trouxe sessões acessíveis na Casa de Cultura Mario Quintana e ao ar livre, com patrocínio da Petrobras. A programação contou com filmes nacionais recentes, reconhecidos pela qualidade de seus roteiros, e alguns deles inéditos no estado. A curadoria é formada por Alessandro Engroff, Camila Agustini, Jeferson Silva, Leo Garcia, Mariana Mêmis Müller e Pedro Perazzo. O projeto tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.

Serviço

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam:

1ª MOSTRA FRAPA

De 30 de outubro a 14 de dezembro de 2024 | Entrada franca

Programação: frapa.art.br | Instagram

MOSTRA FRAPA

SESSÕES ACESSÍVEIS | Sala Eduardo Hirtz – CCMQ

14/12 (sáb) – 14h – “OESTE OUTRA VEZ”

SESSÕES AO AR LIVRE*

14/12 (sáb) – 15h – Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra) – “OESTE OUTRA VEZ”

14/12 (sáb) – 17h – Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra) – “A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO”

*ACESSIBILIDADE:

As sessões acessíveis contam com todas as acessibilidades em tela.

As demais sessões contam com janela de Libras, legendas descritivas e

audiodescrição, oferecidos via MovieReading. O PIN será disponibilizado pela produção no local. Para usufruir deste recurso tenha consigo seu smartphone com aplicativo instalado e fones de ouvido.

* Mesmo em caso de chuva, as projeções ao ar livre serão realizadas no mesmo local e horários previstos, em estrutura coberta disponibilizada pela produção do evento.

Sobre o FRAPA

O FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o principal ponto de encontro e porto seguro de centenas de roteiristas de todas as regiões do Brasil. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece anualmente de maneira ininterrupta desde 2013. Foram mais de três mil roteiros de longa-metragem e piloto de série inscritos no Concurso de Roteiros, mais de 800 argumentos inscritos nas duas primeiras edições do Concurso de Argumentos em 2023 e mais de três mil reuniões realizadas na Rodada de Negócios.

Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart (“Drácula de Bram Stoker”), Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”), Renata Martins (“Histórias Impossíveis”), Eduardo Melo e Mariana Bardan (“Cangaço Novo”), Lucas Paraizo (“Os Outros”), Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”) e Pablo Stoll (“Whisky”), entre outros. Conspiração, Amazon, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes são alguns dos players que já participaram do FRAPA.

A MOSTRA FRAPA tem sede na Cinemateca Paulo Amorim e apoio institucional do Iecine, Casa de Cultura Mario Quintana, Governo do Estado Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Cultura – Sedac. Apoio da Porto Alegre Film Commission. Produção da Coelho Voador e Epifania Filmes. Realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura -Ministério da Cultura – Governo Federal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*