Atividade gratuita e online acontece de 3 a 17 de outubro via Zoom.
A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para mais uma oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande: Som Entre Fronteiras.
A atividade será ministrada pelo sound designer e técnico em som direto, Juan Quintáns. Interessados podem se matricular gratuitamente no link bit.ly/3SgRoUo.
Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 3 a 17 de outubro (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h.
O curso tem como objetivo qualificar mão de obra para trabalho na área de sonografia para o audiovisual.
“Em continuidade ao ambiente multicultural do 2º Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, esta oficina pretende apresentar para o público do Mercosul um caminho de profissionalização na área da captação e finalização de som em obras audiovisuais. O curso busca participantes das regiões de fronteira do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo formar profissionais que possam atuar em coproduções com os países vizinhos, ampliando o mercado local e atraindo recursos ao estado”, declara Zeca Brito, diretor do Iecine.
Programa
– Como o som é produzido.
– Frequências de onda
– Equipamentos utilizados no aspecto sonoro da produção de um filme
– Mixagem
– Captação de som
– Efeitos especiais
– Apresentação de vídeos e equipamentos usados para sonografia
– Exercícios práticos de sonografia
Ministrante
Juan Quintáns nasceu na Espanha em 1975. Se formou na Escola de Cinema de A Coruña, na especialização de Som. Trabalhou em diversas produções de TV e Cinema. Também foi sócio dos estúdios Caracol, especializados em finalização de áudio. O profissional estudou, ainda, cinco anos de música, dois anos de piano e um ano de canto Coral, bem como diversos cursos relacionados com o áudio: Foley, Som Direto em Cinema, Eletricidade, entre outros.
Atualmente mora no Brasil, em Porto Alegre, e atua como técnico de som direto e sound designer freelancer. Também é professor do curso de Som para Cinema e TV, no Instituto Gaúcho de Áudio Profissional (IGAP), na Fluxo Escola de Fotografia Expandida e no curso de pós graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Trabalhou como diretor de documentários que tiveram entrada em festivais e transmitidos em canais de TV de vários países. Destacam-se: Arte Flamenca, Pasión Brasileira (2016) e No Amor (2018).
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário