A série documental “Kubẽ Kà Kayry”, composta por episódios que destacam o projeto “A Costura como Ferramenta de Empoderamento e Promoção da Autonomia das Mulheres Indígenas Mẽbêngôkre”, lançou neste 02 de julho, seu episódio novo.
O projeto é uma iniciativa da Associação Floresta Protegida, em parceria com a Conservação Internacional e financiada pela L’Oréal, celebra as vozes e histórias das mulheres Mẽbêngôkre de 34 aldeias.
Dirigida e montada por Daniela Pinheiro, e realizada em parceria com Beptemexti Kayapó do Coletivo Beture, documenta a construção de casas de costura equipadas e programas de capacitação, liderados pela estilista indígena Dayana Molina, Gabrieli Lecoña e Simone de Andrade com Bekwynhko re Kayapó. Na série, através de relatos e imagens, somos transportados para as aldeias Mojkarakô, Madjyre, Pykarãrãkre e Tekrejarotire, onde vemos a conexão profunda entre as mulheres e sua cultura ancestral.
Kubẽ Kà Kayry
A série é financiado pela Conservação Internacional com recursos doados pela L’oreal. Um desejo muito antigo da liderança Tuíre, abrangendo a construção de casas de costura equipadas e programas de capacitação em costura para mulheres em diversas comunidades, incluindo Mojkarakô no Riozinho, Madjyre e Pykararakre, ao longo das margens do rio Xingu, no sul do Pará, na Amazônia brasileira.
As mulheres Mẽbêngôkre, recebem em seu território o projeto com facilitação em costura ancestral no ensino de moda pela estilista indígena Dayana Molina, propondo a costura como ferramenta de empoderamento feminino. Os relatos das menire, durante a série afirmam a importância de iniciativas que potencializam o saber ancestral Mẽbêngôkre, conectando as técnicas contemporâneas sobre a expressão da moda e suas diferentes nuances decoloniais, conectando passado e futuro na construção da autonomia feminina. Além disso, a série dirigida pela jornalista Daniela Pinheiro documenta toda a preparação de abertura do curso, mostrando em imagens, a conexão das mulheres com sua cultura, pintando seu corpo, raspando seus cabelos, cantando e dançando: expressões culturais importantes na afirmação de suas identidades e ancestralidade.
No primeiro episódio, a série acompanha as duas primeiras Capacitações em Corte e Costura Kubẽ Kà Kayry realizadas na aldeia Mojkarakô, no Riozinho, TI Kayapó. No segundo episódio, a série mergulha na chegada do projeto à aldeia Madjyre, capturando o momento em que as mulheres Mẽbêngôkre se preparam para a abertura do curso de costura. No terceiro episódio, somos transportados à aldeia Pykarãrãkre, onde vamos conhecer um pouco da história de Bekwynho Re Kayapó( Kamritôk) e sua relação com a costura, já que nesta aldeia ela vai ministrar o curso com as menire através da pedagogia da estilista indígena Dayana Molina.
Já o quarto episódio da série documental “Kubẽ Kà Kayry”, lançado no dia 02 de julho, no Instagram e na página do Youtube da Associação da Floresta Protegida retorna ao coração da reivindicação inicial deste projeto: a aldeia Tekrejarotire, na Terra Indígena Las Casas. Aqui, vivemos o momento de concretização do desejo da liderança Tuíre Kayapó, que inicialmente solicitou à Associação Floresta Protegida um projeto de costura para as mulheres de todas as aldeias associadas. Este episódio destaca a importância de honrar e realizar os sonhos das lideranças indígenas em prol do empoderamento feminino e da preservação cultural. As mulheres, guiadas pela costureira Simone de Andrade, aperfeiçoam suas habilidades de costura, incorporando técnicas modernas sem perder a essência dos grafismos tradicionais Mẽbêngôkre.
Depoimentos de lideranças e participantes reforçam a importância do projeto para o fortalecimento da autonomia e da cultura indígena.
Todos os episódios da série documental “Kubẽ Kà Kayry podem ser assistidos no canal do
Youtube da Associação Floresta Protegida:
1) https://www.youtube.com/watch?v=nrIGW-z17ts&t=10s
2) https://www.youtube.com/watch?v=SSiLA_qS-K0
3) https://www.youtube.com/watch?v=gW-hZLk2Tf4&t=24s
Ficha técnica
Direção e montagem: Daniela Pinheiro
Direção de produção : Carolina Sobreiro
Câmera: Coletivo Beture: Beptemexti Kayapó, Nhakaykep Paiakan Kayapó, Bepunu Kayapó,
Pat I Kayapó, Katdjanhoro (Cleyton) Kayapó, Nhakmo Kayapó, Bekwynhpoj Kayapó,
Bepiêreti Kayapó, Kyryra Kayapó, Peritere Kayapó, Kubekàkre Kayapó e Daniela Pinheiro
Trilha Sonora: Jerson Filho – Indust Live
Correção de cor: Daniela Pinheiro
Tradução Legenda: Nhakaykep Paiakan Kayapó, Takadjo Metyktire, Bepton Kayapó, Kajet
Kayapó e Beptemexti Kayapó
Produção textual: Dayana Molina, Daniela Pinheiro e Carolina Sobreiro
Foto Still e Making of: Beptemexti Kayapó , Bekwynhpoj Kayapó e Daniela Pinheiro
Produção: Associação Floresta Protegida em parceria com a Conservação Internacional
Brasil
Financiamento: L’Oreal
Apoio: coletivo Beture e Daniela Pinheiro
Link para todos os episódios da série documental KubẽKà Kayry:
https://www.youtube.com/@florestaprotegida8082/videos
Leia também: Festival Internacional Sesc de Música foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas em sua 12ª edição
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário