As enchentes sem precedentes que assolaram o RS e cujas consequências ainda estarão presentes por bastante tempo, atingiram diversos setores, entre eles, a cultura e seus trabalhadores. Com espaços diretamente atingidos pelas águas do Guaíba e eventos cancelados, os prejuízos materiais se somam ao sentimento de tristeza e perplexidade pela gravidade da situação. Muitos artistas, além de ficar sem possibilidade de trabalhar, perderam suas casas e bens materiais.
Pensando em auxiliar o setor da dança – que só em Porto Alegre conta com 103 escolas e 82 grupos e companhias mapeados – o próprio segmento se organizou para criar um fundo específico para seus profissionais. Uma das ações para arrecadar recursos é o Festival Fênix, uma iniciativa da ASGADAN (Associação Gaúcha de Dança, fundada em 1969) e com colaboração de muitas mãos, corações e mentes.
Festival Fênix
O festival, que acontece de forma online de 27 a 30 de junho, está com suas inscrições abertas até 17 deste mês e conta com jurados de renome no cenário nacional, como Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur, entre outros. As premiações incluem bolsas de estudos que foram doadas por várias escolas, incluindo um período de vivência na escola do Ballet Bolshoi de Joinville.
Para se inscrever, basta acessar o formulário (no serviço abaixo) e preparar sua coreografia. Os vídeos devem ser gravados na horizontal e com câmera parada, sem zoom ou edições. A gravação deve ser feita em palco ou ambiente neutro, onde apareçam todos os artistas em plano único. A coreografia não precisa ser inédita ou gravada especialmente para o evento, podendo ser uma gravação pré-existente. Importante ter qualidade de imagem e som para melhor avaliação dos jurados. O vídeo deverá permanecer disponível no link enviado até o dia da transmissão.
Todas as modalidades da dança podem participar, desde o balé classico livre ou de repertório, dança moderna e contemporânea, dança de salão, danças urbanas, danças árabes, estilo livre, folclore de projeção, danças étnicas e tradicionais, jazz e sapateado. As mais variadas faixas etárias serão contempladas, bem como as danças solo, em duo, trio ou grupo a partir de quatro bailarinos.
Todo o trabalho do Festival Fênix está sendo feito de forma voluntária, com 100% da renda sendo revertida para as escolas de dança e seus profissionais, sendo que a distribuição dos recursos se baseará em dados colhidos a partir do levantamento feito pelo Colegiado Setorial de Dança do RS. O público pode participar assistindo ao festival e doando qualquer quantia na chave pix que será divulgada durante a transmissão.
Festival Fênix
De 27 a 30 de junho – edição online de apoio a classe artística
Transmissão ao vivo, sempre a partir das às 18h no Canal do YouTube da ASGADAN
https://www.youtube.com/results?search_query=%40associacaogauchadedanca5202
27 de junho – coreografias das categorias Infantil e Infanto Juvenil;
28 de junho – coreografias de folclore de projeção, danças étnicas e tradicionais, estilo livre, danças árabes e dança de salão;
29 de junho – coreografias de jazz, danças urbanas e sapateado
30 de junho – coreografias de ballet e dança moderna e contemporânea
Para se inscrever, acesse o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnItu4b4InY7eCvaocLq5mFs0rx9MyyzEFb_EjCHVUSCngpg/viewform
Inscrições e informações detalhadas podem ser obtidas em www.festivalfenix.com.br
Uma iniciativa da ASGADAN
Apoio: Bebê Baumgarten Comunicação
Leia também: Festival Internacional Sesc de Música foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas em sua 12ª edição
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário