Espaço totalmente administrado por artistas, a Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 – Bairro Floresta) servirá de palco para nove espetáculos nos meses de janeiro e fevereiro. Todas as atrações integram o 25º Porto Verão Alegre. Os ingressos custam de R$ 30,00 a R$ 60,00 e estão à venda no site do festival: https://ingressos.portoveraoalegre.com.br
A programação conta com peças teatrais premiadas, shows de sucesso e uma irreverente montagem de dança. Todas as sessões vão acontecer às 20h. Serão exibidos Cabaré Desejo (16 e 17/01), A Lição (18 e 19/01), A Mulher Arrastada (28 a 30/01), Na Fila do Hype – Quebrando a regra estabelecida pelo seu influencer (1º/02), A Doce Bárbara Maria Betânia – Híbrida (05 e 06/02), Vexame – Assim Caminha a Humanidade (08 e 09/02), Fantasmagórico (12/02), Gordança – uma palestra dançada (13/02) e Las Emociones de Familia (14 e 15/02).
Antes ou depois de todas as apresentações na Zona Cultural, o público também pode se divertir no Bar da Zona, que abre uma hora antes dos eventos e fecha às 23h30min. Em noites de espetáculo, o bar tem acesso livre ao público em geral a partir das 21h15min. Entre as especialidades do cardápio, estão panquecas de espinafre com ricota e nozes ou de carne desfiada com queijo. Tem ainda tortilha espanhola e minipizzas. Para beber, há vinhos, espumantes, cervejas, água e refrigerantes, além de drinks clássicos e autorais.
Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais (@zonaculturalpoa).
>> PROGRAMAÇÃO:
Cabaré Desejo: 16 e 17/01, quinta-feira e sexta-feira, às 20h.
A Lição: 18 e 19/01, sábado e domingo, às 20h.
A Mulher Arrastada: 28 a 30/01, segunda, terça e quarta-feira, ás 20h.
Na Fila do Hype Quebrando a regra estabelecida pelo seu influencer, show de Madblush: 1º/02, sábado, às 20h.
A Doce Bárbara Maria Betânia – Híbrida: 05 e 06/02, quinta e sexta-feira, às 20h.
Vexame – Assim Caminha a Humanidade: 08 e 09/02, sábado e domingo, às 20h.
Fantasmagórico: 12/02, quarta-feira, às 20h.
Gordança – uma palestra dançada: 13/02, quinta-feira, às 20h.
Las Emociones de Familia: 14 e 15/02, sexta-feira e sábado, às 20h.
>> OS ESPETÁCULOS:
> Cabaré Desejo
Dirigido por Patrícia Fagundes e Heinz Limaverde, Cabaré Desejo é o espetáculo produzido durante a primeira oficina de montagem da Cia. Rústica. A peça leva à cena duas perguntas: o que você deseja? E o que é desejar? A partir daí, o elenco transita entre personagens inventadas, histórias imaginadas, jogos cênicos, música ao vivo, dança e poesia. Tudo se mistura nessa experiência cênica que explora e se integra ao espaço singular da Zona Cultural.
Com preparação musical de Simone Rasslan, a produção reúne 14 atores: Ana C, Bruna Bottega, Carol Prola, Duda Rhoden, Gabriela Iablonovski, José Canabarro, Kaim Lopes, Lara Félix, Marcia Mota, Maria Bufrem, R. Fernandez, Roberto Lorea, Stephanie Ilha e Vanessa Gross. Duração de 80 minutos.
> A Lição
Um professor célebre, uma aluna buscando conhecimento; uma criadagem vigilante, em uma sala de aula. Uma crítica ao entendimento do ensino como dominação, que mata interesses e sonhos de alunos através de pequenas violências. O texto clássico de Ionesco recebe uma encenação contemporânea para pensar nosso tempo, brincando ainda mais com o contraditório e com as relações de poder que se criam dentro de uma sala de aula.
Autor: Eugène Ionesco; Direção: Guilherme Fraga; Elenco: Letícia Bettio,José Canabarro e Vanessa Gross; Assistência Técnica: Maria Bufrem; Produção e Figurino: Gabriel Ricardo Fernandes; Técnica de Luz e Som: Virginia Cigolini; Duração de 45 minutos.
> A Mulher Arrastada
Vencedora de 12 prêmios (incluindo 4 de Melhor Espetáculo), a elogiada peça-manifesto conta a história de Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, trabalhadora, mãe de oito filhos. Em 2014, Cláudia foi brutalmente alvejada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e teve o corpo arrastado ainda com vida pelas ruas da capital fluminense. Entrelaçando caso verídico e narrativa ficcional, o espetáculo participou de importantes mostras e festivais no Brasil e no Exterior, tendo percorrido mais de 30 cidades brasileiras.
Autor: Diones Camargo; Direção: Adriane Mottola; Elenco: Celina Alcântara e Pedro Nambuco; Técnicos: Ricardo Vivian e Felipe Zancanaro; Duração: 55 minutos.
> Na Fila do Hype – Quebrando a regra estabelecida pelo seu influencer, show de Madblush
Reinventando-se a cada mudança natural ou fabricada. Onda sonora ou grupo identitário escolhido como hype da hora. A cada catástrofe climática ou escassez financeira. Sobrevivendo a tudo isso, o cantor e compositor Madblush lança o show Na Fila do Hype – Quebrando a regra estabelecida pelo seu influencer. Com músicas do seu repertório autoral e versões, o espetáculo apresenta performances, textos e projeções, contestando e refletindo sobre a carreira, idade, gênero, bolhas e padrões. Madblush convida você a repensar, dançar e cantar! No pós-show tem pista com a festa Tigresa (Música brasileira no mundo) e participação da DJ Adriana Banana.
Concepção, direção e interpretação: Madblush; Bases, backing vocals e produção: Diego Nardi; Iluminação: Osmar Montiel; Fotografia: Adriana Marchiori; Figurinos: Luiz Campo; Duração de 60 minutos.
> A Doce Bárbara Maria Betânia – Híbrida
Durante o show de Antônio Carlos Falcão, uma cantora conta a sua história. Sua saga de Bagé a Santo Amaro. Mistura de ficção e realidade permeando pela história do Brasil inspirado na cantora Maria Bethânia.
Autor e Diretor: Antônio Carlos Falcão; Elenco: Antônio Carlos Falcão, Fernando Sessé, Alexandre Missel e Brenno di Napoli; Técnico de áudio: Clauber Scholles; Técnico de luz: Marga Ferreira; Produção Executiva: Lu Bitello; Duração de 60 minutos.
> > Vexame – Assim Caminha a Humanidade
Com direção de Sandra Possani e Estrela Dinn, Vexame – Assim Caminha a Humanidade é uma breve fresta de ficção sobre uma realidade insistente, uma bricolagem textual de origens diversas, que vai de Shakespeare a autores desconhecidos da internet. Sobre o palco, um grupo de atores e atrizes decide colocar diante do público um jogo de cena. Os fragmentos podem ter sentido ao final de cada um deles, mas também são peças de um quebra-cabeça e acabam tomando outros sentidos possíveis, quando estão conectados.
Direção: Sandra Possani e Estrela Dinn; Elenco: Amanda Novinski, Ana Trishna, Carla Gasperin, Chico Macalão, Felipe Machado e Guilherme Gil; Duração de 70 minutos.
> Fantasmagórico
Com roteiro e canções de Antônio Carlos Falcão, Fantasmagórico é uma atração para a família inteira. Dirigida por Carlos Ramiro Fensterseifer e inspirada no livro O nome da fera, de Celso Gutfreind, a produção contagia pais e filhos ao trazer para o palco figuras carismáticas e talentosas que tocam músicas contagiantes com letras bem-humoradas. Tudo se passa dentro de um pequeno porão assombrado, onde acontece um show para homenagear o Bicho Papão. O evento é organizado por uma banda de entidades do além.
Canção e roteiro: Antônio Carlos Falcão; Direção Cênica: Carlos Ramiro Fensterseifer; Direção Musical: Rafa Rodrigues; Músicos: Rafa Rodrigues, Brenno di Napoli, Fernando Sessé e Adolfo Almeida Jr.; Arranjos: a banda; Cenografia: Chico Machado; Figurinos: Rô Cortinhas; Iluminação: Alexandre Lopes Fagundes e Marga Ferreira; Produção Executiva: Antônio Carlos Falcão e Lu Bitello. Duração de 50 minutos.
> Gordança: uma palestra dançada
O espetáculo tem como temática a corporalidade gorda, as vivências, violências e prazeres desse corpo no mundo. A montagem é apresentada em formato de palestra, com muito humor e sensibilidade. Em cena, Renata Teixeira joga com conceitos e memórias, mesclando narrativas pessoais com reflexões sobre gordofobia, pressão estética e padrões corporais. Por meio da exposição do sensível, da proximidade com o público, do riso, da força do balanço da carne, da beleza da curva, do ritmo da dobra, Gordança articula denúncias e possibilidades de transformação, celebrando a diversidade do que podemos ser.
Direção: Guadalupe Casal; Atuação e coreografias: Renata Teixeira; Dramaturgia: Renata Teixeira e Patrícia Fagundes; Iluminação: Vigo Cigolini; Vídeos: Renata Teixeira e Duda Rhoden; Trilha sonora: Casemiro Azevedo; Produção: Renata Teixeira e Renata Stein; Arte gráfica: Luiz Argimon e Renata Stein; Duração de 60 minutos.
> Las Emociones de Familia
Las Emociones de Familia mostra as disputas e intrigas de doze personagens querendo fazer tudo para defender seus ideais. Inspirado no universo das clássicas novelas mexicanas e com as cores de Pedro Almodóvar. Muitas emoções gargalhadas e lágrimas!
Direção: Leo Maciel; Assistência de Direção: Guilherme Fraga; Elenco: Geórgia Reck, Karen Dombkowitsch, Belo Bernareki, Paulo Henrique Leal, Narcizo, Dilza Lima, Mauricio Silveira, Gabriel Fernandes, Marco Bernardo, Mariana Ferret Flach, Augusto Maciel, Lisane Berlato e Moema Greca; Coreografias: Angela Spiazzi; Cenário: o grupo e Yara Balboni; Figurinos e Caracterização: Valquiria Cardoso e Bruna Botega; Luz: Ricardo Vivian; Operação de som: Manu Goulart; Produção: Lab Cênico Leo Maciel; Duração de 70 minutos.
Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário