Espetáculo premiado RÉQUIEM chega a Pelotas com Oficina de Intercâmbio Artístico


RÉQUIEM
Foto: Júlio Appel

Espetáculo premiado faz circulação e promove discussão sobre como enchente atingiu os artistas do Rio Grande do Sul

Dias 12 e 13 de dezembro a equipe do premiado espetáculo RÉQUIEM chega a Pelotas! A segunda parada de ‘Réquiem Circula’ faz parceria com o 13°Seminário de Pesquisa em Artes Visuais e 1° Seminário Internacional de Pesquisa em Artes.

Conta com Oficina de Intercâmbio Artístico no dia 12/12 e apresentação do espetáculo dia 13/12 no Centro de Artes da UFPEL, seguida de bate papo sobre como a enchente atingiu os artistas. A programação é gratuita.

RÉQUIEM CIRCULA foi contemplado com o Programa Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024 e em novembro realizou a programação na cidade de Rio Grande.

‘Réquiem em Ré Menor’ de Mozart, uma missa fúnebre que se tornou uma das composições mais emblemáticas da história pela sua impressionante potência, em alguns momentos até apocalíptica e assustadora. A peça mergulha no universo onírico das memórias de um homem após sua morte. Através da linguagem da dança o personagem revisita sua jornada, revivendo memórias de diferentes fases da vida através do corpo, do movimento e da interação com elementos do cenário. A trilha da peça é 100% o Réquiem de Mozart, e o roteiro também segue a estrutura da ópera. RÉQUIEM propõe uma forma peculiar de pensar a cena de dança unindo uma forte dramaturgia a uma expressiva interpretação e um elaborado mecanismo de ilusionismo cênico através da luz, do movimento do cenário e de projeções mapeadas.

RECONHECIDOS ARTISTAS DA CENA PORTO-ALEGRENSE COMPÕEM A EQUIPE DE RÉQUIEM

A montagem de RÉQUIEM conta com a reunião de reconhecidos artistas da cena portoalegrense. A direção geral e interpretação são de Igor Pretto, bailarino e ator que atualmente desenvolve uma intensa pesquisa de videoperformances nas redes sociais. Se juntam à direção Alexandre Dill, diretor do GRUPOJOGO e Katia Kalinka. A preparação corporal é da renomada mestra Eva Schul, o desenho de luz de Fabrício Simões e a produção de Leticia Virtuoso, diretora do Teatro na Prática. A produtora pelotense Ludmila Coutinho soma-se para realizar as produções locais.

O espetáculo cumpriu duas temporadas em 2023, e teve cinco indicações ao Prêmio Açorianos de Dança, contemplado com o de Melhor Destaque Técnico. Em 2024 participou da Maratona Cultural de Florianópolis, e teve duas apresentações em Porto Alegre, dentro da Mostra de Artes Cênicas do Teatro Glênio Peres. Foi indicado ao Prêmio Quero-Quero em três categorias, incluindo Destaque Espetáculo de Dança e Destaque Performer de Dança para Igor Pretto.

RÉQUIEM CIRCULA

OFICINA DE INTERCÂMBIO ARTÍSTICO
Dias: 12 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: UFPEL

INSCRIÇÃO GRATUITA
Link para inscrição na bio @grupojogo

Sobre a Oficina: Oficina ministrada pelos artistas e arte-educadores Alexandre Dill, Igor Pretto e Katia Kalinka, com duração de 3 horas, direcionada a artistas e estudantes de dança e teatro da cidade de Rio Grande, com foco no compartilhamento de práticas da equipe do espetáculo no que diz respeito a técnicas de preparação corporal, interpretação e criação cênica.

APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO RÉQUIEM

Dias: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: AUDITÓRIO 2 DO CENTRO DE ARTES DA UFPEL
ENTRADA FRANCA

Retirada de senhas 30min antes, no local.
Classificação indicativa 14 anos.

Sinopse: Um homem morre e adentra o mundo das suas memórias. Neste ambiente onírico percorre uma sequência de experiências que evidenciam o que ele foi e viveu nas diferentes fases da vida, até sua desintegração final.

Roda de Conversa: Após o espetáculo, mediada pela produtora Ludmila Coutinho entre público e equipe, com foco nos impactos das enchentes na arte, na cultura e na vida dos moradores das cidades de Porto Alegre e Pelotas.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: IGOR PRETTO
Direção cênica: ALEXANDRE DILL
Direção de Movimento: KATIA KALINKA
Preparação corporal: EVA SCHUL
Com o intérprete: IGOR PRETTO
Música: W. A. MOZART
Cenografia: JORGE GIL
Desenho de luz: FABRÍCIO SIMÕES
Figurino: VINICIUS SCHUCH
Vídeo mapping: GABRIEL PONTES
Sonoplasta: VICENTE VARGAS
Contrarregras: GUILHERME KONRAD E GUSTAVO SUSIN
Design gráfico: TIAGO GASPERIN
Produção: LETICIA VIRTUOSO

Produção local: LUDMILA COUTINHO

Leia também: “Latinoamerica Drama”: Juliano Guerra faz retrato da América Latina em música com participação de Vitor Ramil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*