Estão abertas as inscrições para a Oficina de Cinema Popular em Dom Pedrito


Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições gratuitas para mais uma oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A oficina Cinema Popular (para jovens em situação de vulnerabilidade) será ministrada pela cineasta Adriana Gonçalves. Interessados em participar podem se matricular até o dia 2 de abril neste link https://bit.ly/35ePMaM.

O curso será realizado de forma presencial, de 4 a 8 de abril (de segunda a sexta-feira), das 13h às 19h30min, no Salão da Sedectur do município de Dom Pedrito (Av. Rio Branco 926), integrando as comemorações alusivas aos 150 anos da cidade.

A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Dom Pedrito e do Sistema Estadual de Cultura – órgão da Secretaria de Estado da Cultura. Nos encontros serão apresentados os fundamentos para atuação cinematográfica, tendo como público-alvo iniciantes e amadores acima de 16 anos, atraídos pelas oportunidades que o mercado audiovisual oferece. Pretende, ainda, inserir jovens em situação de vulnerabilidade social em uma prática que contribua para sua formação e qualificação profissional.

 “Adriana Gonçalves traz o cinema de base comunitária, que busca inventar com as diferenças, recriar a partir das distintas realidades que o território apresenta. Com fundamentos de alfabetização audiovisual, essa oficina busca formar novos olhares com base em um cinema democrático e popular”, destaca Zeca Brito, diretor do Instituto estadual de Cinema.

Programa

– Elementos da linguagem audiovisual

– Breve histórico sobre o surgimento do cinema

– Práticas pedagógicas através de exercícios de filmagem, que transversalmente observam imagem e som

– Contato da comunidade local com a cultura artística, por meio da produção audiovisual

– Exercícios práticos

– Atividade cineclubista

– Exibição de filmes para análise

Ministrante ​Adriana Gonçalves – crédito: Giovani Borba

Ministrante

Adriana é bacharel em Comunicação Social, mestre em Patrimônio Cultural e diretora cinematográfica, atuando na produção audiovisual há 22 anos. Sua trajetória inclui direção e roteiro de 2 longas-metragens e 15 curtas.

Oficineira na área audiovisual desde 2014, com formação em Cinema, Educação e Direitos Humanos na Universidade Federal Fluminense. Atua com formação de professores e alunos de escolas públicas.

Atualmente coordena o ponto de cultura Pampa Sem Fronteiras, espaço de fomento à cultura audiovisual, valorização e difusão da produção e identidade cultural pampeana na fronteira do Brasil com o Uruguai.

A profissional está à frente do Empreendimento de Economia Criativa Colaborativa Sem Fronteiras de Produção Audiovisual, no município de  Bagé e região.

Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*