Festival Olhe pra Cima promove walking tour comemorando o aniversário de Porto Alegre


Festival Olhe pra Cima
Mural "Duas Luas" - Gabi Stragliotto - crédito Vinicius Amorim

O primeiro festival de muralismo e arte pública de Porto Alegre já realizou duas edições e conta com nove obras no Centro Histórico e Cidade Baixa

Celebrando os 252 anos de Porto Alegre, o Festival Olhe pra Cima promove no sábado, 06 de abril, um walking tour do projeto, com entrada franca. O primeiro festival de muralismo e arte pública da cidade já realizou duas edições, em 2021 e 2022 e contabiliza nove obras em prédios do Centro Histórico e Cidade Baixa, somando mais de 4 mil m2 de intervenções artísticas pelo município. 

Cada mural conta uma história e vários simbolismos estão escondidos atrás das cores e formas que compõem cada uma das obras de arte. Segundo o criador e curador do projeto, Vinicius Amorim, “estes murais ressignificam a maneira como nos relacionamos com a cidade e também com a arte, e por isso resolvemos promover o evento, para aproximar mais ainda a comunidade dessas criações artísticas”.

default

A caminhada, que terá em torno de 2 horas de duração, conta com um percurso de aproximadamente 5km, onde cada um dos murais contará com uma visita e a história e curiosidades por trás de cada um deles. “Nosso convite é fazer com que a gente olhe pra cima e descubra ângulos novos da nossa cidade, que  se transformou em uma galeria de arte a céu aberto – com arte pública, democrática e  acessível para todos”, revela Amorim.

O passeio inicia no Centro Histórico, saindo da Casa de Cultura Mario Quintana em direção ao Mercado Público, passando pela Praça Dom Feliciano, rua Jerônimo Coelho, Praça da Matriz, Escadaria da Borges, Viaduto João Pessoa e finalizando o percurso pela rua Sarmento Leite até a rua da República. 

O evento ocorre às 15h no dia 06 de abril, com inscrição através do link, com entrada franca. 

Mural “Benzedeira”, Criola – crédito Vinicius Amorim

FREE WALKING TOUR FESTIVAL OLHE PRA CIMA

06/04/2024 (quarta) das 15h às 17h

link para ingressos

https://www.sympla.com.br/free-walking-tour—olhe-pra-cima–0604—sabado__2382722

Percurso: aproximadamente 5 km (2h)

Inclusos: Visita guiada com o Curador e Idealizador do Festival Olhe Pra Cima

Valor: GRATUITO

MANIFESTO 2024

QUAL É O LUGAR DA ARTE? 

Já foi dito que a Arte Cura, a Arte Salva, a Arte É Vida… Também que a Arte é Ancestral, a Arte é Clássica, a Arte é Moderna, a Arte é Contemporânea, a Arte é Urbana…

Agora não queremos dizer, queremos gritar a plenos pulmões: Olhe Pra Cima!

Olhe pra cidade sob o céu, olhe pras paredes nas grandes vias urbanas e veja um verdadeiro jogo de xadrez colorido, sinta esse acervo vivo, aproprie-se dessa poesia visual, brinque com essa coleção de arte pública e acessível a todos.

Ao primeiro contato acredita-se que se está olhando para uma obra de arte urbana de um novo artista, e se descobre um universo extraordinário. Isso não tem só a ver com apreciação estética de uma obra de arte nos museus e galerias, mas é de extrema importância, porque mostra que toda obra verdadeiramente grande produz também mudanças no mundo real, onde a vontade criadora pode desenvolver-se com a liberdade que só o espaço urbano compartilha. 

O Festival Olhe Pra Cima, assim como a cidade que é seu suporte artístico, se transforma constantemente. Eleva obras de diferentes artistas acima do horizonte labiríntico de ruas e avenidas, rompe o tédio da selva de pedra, e segue na construção de um Museu Infinito ao ar livre. Obras que pairam fantasticamente na atmosfera urbana, que alegram e atraem o nosso olhar para o alto, atenuam as tensões no ir e vir da população de pedestres e motoristas, para suspender nossa percepção e exaltar nossos sentidos.

Mais que salvar, a arte é um convite ao olhar.

“OLHE PRA CIMA” não é apenas um novo nome para um mesmo projeto. É um eterno manifesto para não vivermos com a cabeça para baixo, mas sonhar grande, colorido, ter sempre um destino para onde olhar, para não se perder por aí…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*