Nauro Júnior expõe fotografias de Pelotas


Mostra faz parte da nova edição do evento “Mucha Arte”, promovido pelo Madre Mia

Foi lançada nesta segunda-feira (26) mais uma exposição de arte coletiva promovida pelo restaurante-galeria Madre Mia, em Pelotas. Aberta ao público até dezembro, a mostra reúne obras de sete diferentes artistas, de variadas linguagens. Entre os convidados para esta edição está o fotógrafo e escritor Nauro Júnior, que há mais de 30 anos se dedica a retratar fatos, pessoas e paisagens da cidade que escolheu para viver.

Natural de Novo Hamburgo, Nauro vive em Pelotas desde 1996, quando passou a ser o repórter fotográfico do jornal Zero Hora no sul do Estado. Desde então, registra o cotidiano e as belezas locais, inclusive transformando parte desse conteúdo em livros. Um deles chamado Pelotas em Imagens, onde estão compilados alguns de seus registros, incluindo os agora expostos no Madre Mia.

Para a exposição foram selecionadas 24 fotografias. De acordo com Nauro, as imagens representam não só aspectos da cidade, mas também um mapa poético de sua própria vida a partir do momento em que adotou Pelotas como sua terra. “São a narrativa da minha própria história neste lugar encantado, para onde vim sem a mínima noção de quanto tempo ficaria”, define.

Ganhador de prêmios nacionais de fotografia tendo sempre como matéria prima de suas imagens Pelotas e o sul do RS, atualmente Nauro também se dedica à produção de um documentário sobre a Expedição Fuscamérica. O projeto autoral iniciado em 2012 consiste em percorrer e retratar o mundo a bordo de um Fusca 1968, tendo sempre Pelotas como ponto de partida e chegada.

Sete artistas em exposição

Promovido periodicamente pelo Madre Mia, o “Mucha Arte” abre espaço para que artistas, majoritariamente locais, transformem e dêem vida às paredes do local, idealizado como uma fusão de bar, restaurante, espaço cultural e galeria de arte.

Curador da exposição, Emir Sarmento afirma que o processo de definição das exposições busca a diversidade de técnicas e estilos, assim como dar visibilidade a artistas pelotenses e gaúchos. O espaço, no entanto, também pode contemplar expositores de outras regiões do Brasil e até de países vizinhos.

Além de Nauro Júnior, esta edição do “Mucha Arte” tem como expositores Trampo e Kate Belli, de Porto Alegre; Rnem, Paulo Rosa e Ateliê Cima, por Roberta Pacheco, de Pelotas; e Ator, de São Paulo.

Segundo Sarmento, a escolha das fotografias de Nauro para integrar o conjunto da exposição vai ao encontro do objetivo de mostrar variados estilos de arte local. “Além de ser um grande fotógrafo, ele guarda muitas histórias da nossa cidade, sem contar toda a bagagem que ele leva e traz em seus projetos por esse mundão”, diz o curador.

A mostra permanecerá no restaurante-galeria até dezembro e as fotografias, assim como as demais obras, estão disponíveis para compra direto com a equipe do Madre Mia.

Foto: Camila De Leon/Satolep Press

SERVIÇO

O que: Exposição coletiva “Mucha Arte”

Onde: Madre Mia, na rua Santa Cruz, 2200, no Centro de Pelotas

Quando: Diariamente, até dezembro

Horário: De segunda à sexta das 11h30 às 14h; sábados e domingos das 11h30 às 15h; além de segunda a sábado a partir das 19h.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*